Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Justiça coreana emite mandado de prisão contra presidente suspenso

Presidente declarou lei marcial em pronunciamento nesta terça-feira. Reprodução/Governo da Coréia do Sul

Por: Pedro Leal

31/12/2024 - 10:12 - Atualizada em: 31/12/2024 - 10:41

O presidente suspenso da Coréia do Sul, Yoon Suk Yeol, pode ser preso como resultado da sua decisão de impor lei marcial em 3 de dezembro deste ano, segundo informações da Reuters.

Um tribunal sul-coreano aprovou nesta terça-feira (31) um mandado de prisão contra Yoon, na primeira vez em que um mandado de prisão é emitido contra um presidente no cargo na história do país.

Bolsa fecha ano com índice próximo ao do começo da pandemia de covid

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Yoon foi suspenso do cargo no dia 14 de dezembro – nesta segunda-feira, investigadores sul-coreanos solicitaram um mandado de prisão para Yoon por causa da imposição da lei marcial, acusando o presidente de liderar uma insurreição. A acusação é uma das poucas sobre as quais o presidente não possui imunidade na Coreia do Sul.

O julgamento do impeachment de Yoon Suk-yeol, aprovado em 14 de dezembro, acontece paralelamente na Corte Constitucional.

O Escritório de Investigação de Corrupção para Oficiais de Alto Escalão confirmou que um tribunal de Seul aprovou o mandado.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).