Julio Garcia manda recado no discurso de posse na Alesc em Florianópolis

Deputado Julio Garcia | Foto Solon Soares/Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/02/2019 - 13:02 - Atualizada em: 01/02/2019 - 17:32

O deputado estadual Julio Garcia (PSD) assumiu a presidência da 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (01), em sessão solene realizada no Plenário Osni Régis do Palácio Barriga Verde, sede do poder estadual. O parlamentar volta à Alesc após nove anos, depois de ocupar a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas, órgão que chegou a presidir entre 2015 e 2017.

Julio Garcia recebeu votos de todos os parlamentares | Foto Guto Kuerten/Agência AL

Julio Garcia foi eleito presidente da Assembleia com votos de todos os demais deputados, em acordo firmado entre todos os partidos na quinta-feira (31). E logo no seu primeiro pronunciamento mandou um recado para quem estimula o discurso de que agora exitem a nova e a velha política. Em meio a um cenário onde a classe política sofre desgaste, o novo presidente não perdeu tempo:

“Sou político e tenho orgulho de ser político. Esse chavão de nova política e velha política para mim é bordão de campanha. Santa Catarina não é bela assim só por suas belezas naturais, mas sim porque muitos políticos a deixaram assim. Jorge Lacerda, Celso Ramos, Ivo Silveira, Vilson Kleinubing, Esperidião Amin, Jorge Bornhausen, Konder Reis, Pedro Ivo Campos e Luiz Henrique da Silveira. Quem não tem orgulho destes nomes?”, disse o novo presidente da Alesc.

Mesa Diretoria foi composta na sessão desta sexta-feira (01) | Fábio Queiroz / Agência AL

Além de Julio Garcia, a manhã na Assembleia foi marcada também pela posse dos demais 39 deputados e deputadas e da formação da Mesa Diretora, que foi composta com base no mesmo acordo.

“O acordo para o composição da Mesa foi feito com base nas premissas republicanas. Tudo que foi discuto e acerta é 100% republicano. 100% publicável”, alfinetou Julio Garcia.

A Mesa Diretoria ficou composta da seguinte forma:

  • 1º vice-presidente – Mauro de Nadal (MDB)
  • 2º vice-presidente – Rodrigo Minotto (PDT)
  • 1º secretário –  Laércio Schuster (PSB)
  • 2º secretário – Padre Pedro Baldissera (PT)
  • 3º secretário – Altair Silva (PP)
  • 4º secretário – Nilso Berlanda (PR)

A chapa recebeu 38 votos dos 40 deputados. Votaram contra Bruno Souza (PSB) e Jesse Lopes (PSL).

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.