Jornais erram feio e divulgam morte da Rainha Elizabeth II

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

11/04/2022 - 14:04 - Atualizada em: 11/04/2022 - 14:10

Uma “barrigada” é o que ocorre quando um jornal ou portal jornalístico falha em sua apuração e divulga uma informação errada – não uma falsidade, mas um erro puro – e na manhã desta segunda-feira (11), sites pelo globo cometeram uma série de barrigadas depois que um portal de notícias chamado “Hollywood Unlocked” afirmou que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, teria morrido.

Entre os portais que deram a informação errada – e que já reconheceram o erro – estava o brasileiro Folha de São Paulo. Porém, na postagem sobre o obituário, faltavam várias informações e detalhes sobre as causas da morte da rainha. Após a grande repercussão do erro e da falsa morte, a publicação foi tirada do ar.

O Hollywood Unlocked teria afirmado que souberam por uma fonte segura sobre a morte da monarca. Mas a informação já foi desmentida pelos principais veículos de comunicação do Reino Unido.

Segundo o jornalista Ricardo Brooks, da Nationwide Rádio, há um plano muito elaborado para anunciar a morte da rainha e que o primeiro meio de comunicação a dar a notícia será a BBC.

No entanto, tudo isso só irá acontecer após o secretário particular de Elizabeth II ter aconselhado o primeiro-ministro britânico.