O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata, segundo comunicado divulgado neste domingo (18) por sua equipe e reproduzido pelas agências internacionais. A nota informa que a doença já se espalhou para os ossos, caracterizando um quadro de metástase óssea.
O diagnóstico foi feito na última sexta-feira (16), após exames detectarem um nódulo na próstata. Apesar da gravidade, a equipe médica ressalta que o tumor é sensível a hormônios, o que possibilita formas eficazes de controle da doença. Biden e seus familiares estão em consulta com médicos para definir as opções de tratamento.
A revelação do diagnóstico ocorre em meio a declarações recentes do ex-presidente de que teria vencido as eleições de 2024, caso não tivesse desistido da candidatura devido a questionamentos sobre sua idade e condição cognitiva. Kamala Harris, então vice-presidente, assumiu a candidatura democrata, mas foi derrotada no voto popular e no colégio eleitoral pelo republicano Donald Trump.
Donald Trump deseja “rápida e bem-sucedida” recuperação ao rival Biden
Em reação à notícia, Trump desejou ao ex-presidente uma breve superação da doença. “Melania e eu estamos entristecidos ao saber sobre o recente diagnóstico médico de Joe Biden. Estendemos nossos mais calorosos e melhores desejos para Jill e a família, e desejamos a Joe uma recuperação rápida e bem-sucedida”, postou na rede Truth Social.
A declaração breve marca um gesto de empatia pouco tempo depois de Trump tecer duras críticas ao rival, o acusando de declínio cognitivo, mesmo depois que deixou a disputa presidencial do ano passado.
Na semana passada, uma gravação que mostra Biden hesitando ao falar e demonstrando dificuldades para lembrar datas e eventos, tornada pública por Trump, reacendeu discussões sobre sua saúde mental enquanto ainda ocupava a presidência. A imprensa internacional lembrou que Beau Biden, filho do ex-presidente, morreu em 2015 em razão de um câncer cerebral.
* Com informações da Gazeta do Povo.