Em 86 anos de história, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santa Catarina vai ser presidida pela primeira vez por uma mulher. E para a região de Jaraguá do Sul, o marco é ainda mais significativo. No dia 25 de julho, aniversário da cidade, a advogada jaraguaense e ex-presidente da OAB do município Luciane Mortari Zechini assume o cargo mais alto da seccional do estado.

“Sinto-me lisonjeada por ocupar o cargo de presidente, sendo a primeira mulher de muitas outras que virão, assim espero, a estar à frente da nossa instituição”, disse Luciane.

Atual secretária-geral adjunta da OAB/SC, a advogada assume interinamente a presidência da instituição até o dia 2 de agosto, no período de férias do presidente Rafael Horn.

Para Horn, além de competente, Luciane representa os pilares da atual gestão da Casa, estando capacitada para exercer a função durante suas férias.

“A nossa colega é inovadora, eficiente e representa o público feminino na OAB/SC. Confiamos no seu trabalho e profissionalismo e não há dúvida de que ela executará a função com compromisso e competência”, disse o dirigente.

Horn acrescenta que, como presidente, Luciane reforça o compromisso da seccional pela igualdade da mulher no mercado de trabalho e na ocupação de cargos de chefia.

“Essa oportunidade aberta pelo presidente Rafael Horn é uma conquista para as mulheres advogadas, mostrando que com muito trabalho e meritocracia estamos ocupando nossos espaços”, afirma Luciane.

Ela pontua que dentro da diretoria da OAB/SC, na gestão de Rafael Horn, há muitas “grandes mulheres” ocupando cargos de destaque, como na presidência de comissões.

“Ainda não tivemos chapas à presidência da seccional encabeçadas por mulheres, mas vejo que essa é uma tendência para o futuro”, diz Luciane.

E não é a primeira vez que a profissional abre as portas da OAB para as mulheres advogadas. Luciane também foi a primeira presidente mulher da subseção de Jaraguá do Sul, na gestão anterior, de janeiro de 2016 a dezembro de 2018.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger