Jaraguá do Sul terá Plano Municipal para desenvolver turismo na cidade

Arena Jaraguá será palco do evento | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

10/04/2019 - 05:04

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram nesta terça-feira (9) o projeto de lei de autoria da Prefeitura que aprova o Plano Municipal de Turismo (Plamtur).

Com o documento, o Município passa a ter diretrizes gerais que orientarão as ações do governo para o desenvolvimento do turismo na cidade.

O presidente da Câmara, Marcelindo Gruner (PTB), lembrou durante a discussão do projeto que a Prefeitura já vinha falando sobre a criação do plano de turismo desde meados de 2005 a 2006, período em que o vereador trabalhou na então Secretaria da Indústria, Comércio, Serviço e Turismo.

“Desde lá já vinha se falando desse plano, que é importante para dar o norte aonde queremos chegar”, disse o presidente, na tribuna.

A partir da aprovação do documento, que ainda passará por segunda votação, as secretarias municipais desenvolverão as ações para o fomento do turismo municipal.

 

 

Na mensagem do governo, anexa ao projeto, o Executivo afirma que a expansão do setor turístico em Jaraguá do Sul vai ser realizada de forma conjunta entre o poder público municipal e o setor privado, “instituindo uma gestão integrada e compartilhada”.

Em relação ao potencial turístico da cidade, o governo destaca a capacidade de desenvolver o turismo de eventos esportivos e culturais – contando com estruturas como da Arena Jaraguá e da Scar (Sociedade Cultura Artística) -, a prática de esportes na natureza, como o ciclismo e o parapente, e ainda o turismo religioso, de negócios e gastronômico.

O Executivo defende que o turismo representa uma oportunidade de aumentar a receita municipal, por isso, promover a atividade e investir em sua estruturação seriam formas de desenvolvimento socioeconômico, com benefícios a toda a população.

“O município perde divisas de receitas por não trabalhar melhor esse potencial econômico”, avaliou o presidente, durante a sessão.

Proibição de canudinhos de plástico

Ainda na sessão desta terça-feira (9), os vereadores confirmaram a aprovação do projeto de lei que proíbe o uso de canudinhos de plástico – exceto biodegradáveis – em bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis de Jaraguá do Sul.

Com a aprovação em segundo turno, a proposta, de autoria do vereador Marcelindo Gruner, vai para o Executivo, que poderá sancionar o projeto – passando a ser lei -, ou então vetá-lo integral ou parcialmente.

Novamente o vereador autor da proposta defendeu que a matéria é uma tendência e não uma modinha passageira.

Em vídeo produzido para apresentar a proposta, a mensagem do parlamentar chama atenção para a urgência de cada cidadão reduzir a geração de resíduos plásticos, mais do que apenas separar o lixo reciclável.

Segundo dados apresentados pelo vereador, 91% dos detritos plásticos não são recicláveis.

Para evitar o impacto que os resíduos causam aos animais e ao meio ambiente, a sugestão apresentada é trocar os copos descartáveis por copos reutilizáveis, optar por alimentos com menos embalagens e evitar coisas desnecessárias, como os canudinhos.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?