Com a previsão de frio intenso para os próximos dias e a taxa de 100% de ocupação de UTI adulta, além do pedido dos órgãos de saúde, de segurança pública e a recomendação da Promotoria Pública pela manutenção das medidas de distanciamento no combate ao novo coronavírus, a Prefeitura de Jaraguá do Sul publicou novo decreto nesta quarta-feira (19). O documento prorroga as medidas já adotadas no decreto anterior, estendendo-as até o dia 26 deste mês.

O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, reforça que é preciso que todos os estabelecimentos sigam as medidas de prevenção e cumpram as regras para que não seja necessário recuar na flexibilização.

Importância das medidas

Apesar da queda no número de casos, percebida nas últimas semanas, o contágio do novo coronavírus em Jaraguá do Sul ainda precisa ser controlado. Devido ao frio e os números de ocupação de UTI, a manutenção das medidas vigentes foi definida com a anuência dos órgãos de saúde locais e de segurança pública regionais – Polícia Militar e Polícia Civil – além do Ministério Público, todos integrantes do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19.

Segundo o presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul e integrante do Comitê, Rodrigo Ferreira de Souza, as medidas auxiliaram nas estatísticas, mas só farão sentido com a colaboração da comunidade. Os dados são analisados diariamente para a tomada das decisões, que inclusive têm sido levadas à nível regional, aos demais municípios do Vale do Itapocu.

Fonte: Amvali

 

 

Com isso, Jaraguá do Sul possui uma das mais baixas taxas de mortalidade por Covid-19 entre as maiores cidades de Santa Catarina, componente fundamental para que o Município tenha fôlego no combate à doença e no atendimento aos pacientes que mais precisarem. “O alinhamento das mais diversas entidades é importante no andamento das medidas, mas precisamos que toda a comunidade – de Jaraguá e da região da Amvali – seja colaborativo nas medidas de prevenção. Toda a população é peça fundamental nesse processo”, afirma o médico.

Fonte: Amvali

O que consta no Decreto válido de 19 a 26 de agosto:

- Restaurantes, bares, lanchonetes, pubs, confeitarias e estabelecimentos congêneres (inclusive os localizados em shoppings centers, supermercados e galerias) terão horário reduzido de funcionamento para atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Aos sábados e domingos, entre 6h e 18h.

- Missas, cultos e outras atividades religiosas que envolvam agrupamento de pessoas poderão funcionar todos os dias, mantendo-se as restrições de capacidade máxima de 30% e regras de distanciamento social.

- Restaurantes localizados em hotéis poderão atender fora dos horários permitidos no decreto somente aos hóspedes. Mantendo proibido qualquer evento.

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul