Jaraguá do Sul novamente se destacou na edição 2025 – etapa estadual – do prêmio Band Cidades Excelentes. Além de vencer nos pilares: Governança, eficiência fiscal e transparência; Educação; e Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública (dentre as cidades acima dos 100 mil habitantes), o Município conquistou o prêmio principal de “Cidade Excelente”, no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), se credenciando para a etapa nacional do prêmio.
Santa Catarina conheceu nessa terça-feira (18), os municípios premiados em práticas de gestão pública para melhorar os serviços prestados aos cidadãos. A cerimônia ocorreu em Florianópolis, e reuniu representantes de governos municipais e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Realizado todos os anos pelo Grupo Barriga Verde, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila, o Prêmio reconhece os municípios que melhor adaptaram suas práticas com base em 72 indicadores observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). No prêmio geral (IGMA), índice que mede todos os indicadores, Jaraguá do Sul se credenciou à etapa nacional.
As cidades foram divididas com base no número de habitantes – até 30 mil, entre 30 e 100 mil e acima de 100 mil (caso de Jaraguá do Sul). É a quinta vez que Jaraguá do Sul se destaca no prêmio Band Cidades Excelentes. Em dezembro, acontece a etapa nacional, onde 19 municípios irão representar Santa Catarina em Brasília, dentre elas Jaraguá do Sul.
“Essa premiação reforça nosso compromisso em administrar a cidade de forma transparente e eficiente. Mais uma vez nos sentimos orgulhosos em ver que o trabalho de nossas equipes está fazendo a diferença e nos trazendo resultados positivos. Vamos seguir em frente, trabalhando para melhorar ainda mais os nossos serviços e entregar cada vez mais qualidade para a população”, ressalta o prefeito Jair Franzner.
Pilar Governança, eficiência fiscal e transparência: além dos melhores indicadores, o Município também apresentou o projeto “Transparência que transforma”, sendo que a adesão de Jaraguá do Sul à plataforma Fala.BR, e a disponibilização do aplicativo Jaraguá na Mão, foram as principais inovações que melhoraram os indicadores neste quesito.
Pilar Educação: com altos índices nos indicadores, foram destaques desta premiação, as notas do Ideb (1º lugar em Santa Catarina e 7º lugar no Brasil nos anos iniciais e 1º lugar em Santa Catarina e 2º no Brasil nos anos finais), e o Projeto Educação em Tempo Integral: construindo o futuro em Jaraguá do Sul.
Pilar Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública: também com altos índices nos indicadores, o destaque da premiação foi o Programa Qualifica Jaraguá, que oferta cursos, treinamentos e capacitações gratuitas, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados e promover a inserção dos participantes no mercado de trabalho de forma ágil e eficiente.
O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA)
É a ferramenta de inteligência artificial que avalia a gestão pública de municípios brasileiros, utilizada pelo Prêmio Band Cidades Excelentes. Em parceria com o Instituto Aquila, o Grupo Bandeirantes de Comunicação utiliza o IGMA para pontuar os municípios com base em seis pilares da administração pública e, com isso, premiar as melhores práticas de gestão.
O Prêmio Band Cidades Excelentes
É uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila. Todos os 5.570 municípios brasileiros são inscritos automaticamente na premiação, com base em sua segmentação populacional. Os vencedores são reconhecidos como as “Cidades Excelentes”, sendo aqueles que se destacam nos pilares avaliados pelo IGMA. Na edição 2025, o estado de Santa Catarina reconheceu Luzerna, Pomerode e Jaraguá do Sul como as três cidades vencedoras geral.
Antônio Carlos da Luz, diretor de Captação e Recursos da Prefeitura e Alessandra Grossklags, chefe do Escritório de Projetos e Planejamento Estratégico representaram o Gabinete do Prefeito no evento. “Essa premiação significa que Jaraguá do Sul tem feito o dever de casa na questão da gestão pública. Temos feito um caminho de planejamento estratégico desde 2017, trabalhando com indicadores a fim de planejar melhor as ações, e assim termos uma gestão eficiente. Então, essas premiações destacam a grande parceria característica de Jaraguá do Sul, entre o poder público, empresariado e a comunidade”, ressaltou Antônio.