Jaraguá do Sul autoriza mais cinco mil luminárias de LED

Por: Pedro Leal

30/04/2021 - 15:04 - Atualizada em: 30/04/2021 - 15:52

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, autorizou nesta semana a aquisição e instalação de mais cinco mil luminárias de LED contemplando mais 300 ruas do município, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. O serviço será executado pela empresa Serrana Engenharia, e deve iniciar nos próximos 30 dias, com previsão para finalização em seis meses.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, explica que o mapeamento das ruas que irão receber os novos modelos já foi feito. De acordo com ele, a expectativa é substituir 100% das luminárias tradicionais por LED, já que elas possuem maior durabilidade, geram mais luminosidade e são mais econômicas.

Jaraguá do Sul possui em torno de 25 mil pontos de iluminação pública, quando concluída esta segunda etapa, passará a ter 10.500 pontos com tecnologia em LED, ou seja, 42%. “As luminárias de LED estão dando uma cara nova para o nosso município, trazendo além de iluminação de qualidade, mais segurança, aumentando a visibilidade das ruas”, destaca Bertoldi.

O prefeito Lunelli lembra que a substituição das luminárias foi uma das primeiras solicitações feitas à Secretaria de Planejamento e Urbanismo, no início da gestão anterior. “E hoje, já vemos uma cidade totalmente diferente em relação ao início do nosso primeiro mandato. Temos mais de 5.500 luminárias de LED instaladas em 250 ruas, 16 praças e outros ambientes públicos. É uma nova realidade, e pretendemos continuar esse projeto. É mais segurança para toda a nossa população”, enfatiza o prefeito.

Com vida útil de dez anos, a substituição pelas luminárias de LED também impacta nos custos com manutenção. Já que, atualmente, são feitas até 600 manutenções por mês.