Em reunião no Gabinete do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, ocorrida esta semana, o secretário municipal de Transparência e Integridade Pública, Leonel Pradi Floriani, anunciou que o Município passou a integrar dois importantes programas nacionais de combate à corrupção.

O primeiro é o Time Brasil, desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU) que visa o aprimoramento da gestão pública na luta contra crimes de aliciamento.

“Passamos a integrar esse programa a convite da CGU com objetivo de melhoria na gestão pública neste tipo de enfrentamento. Estamos na fase de fornecimento de informações que já se iniciou nos últimos 30 dias”, explicou Floriani.

O outro programa que Jaraguá do Sul também irá integrar é o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.

“Especificamente nesse sentido, de prevenção. É um planejamento desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em conjunto com a própria CGU. A meta neste trabalho é melhorar diagnósticos e criar sistemas de prevenção à corrupção. Enfim, são melhorias necessárias que a gente vai identificar no setor público para estabelecer estes sistemas”, ponderou o secretário.

“Ou seja, além de conhecer toda legislação existente que trata desse assunto, a gente está procurando se especializar ainda mais, se alinhando com os programas tanto pelo Governo Federal como pela Controladoria Geral da União que é o órgão que estabelece a fiscalização do próprio Executivo. Acredito que esses dois programas são o que existe de ponta no aprimoramento da gestão pública de combate e prevenção à corrupção”, completou.