Janja acompanha ministros ao Rio Grande do Sul nesta quinta (28) no lugar de Lula

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Elisângela Pezzutti

28/09/2023 - 10:09 - Atualizada em: 28/09/2023 - 10:21

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, substitui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (28), para acompanhar a situação da população afetada novamente pelos efeitos de um ciclone extratropical. Lula segue orientações médicas de se preservar para a cirurgia pela qual passará nesta sexta-feira (29).

A informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, nas redes sociais, na quarta-feira (27).

No papel de primeira-dama, Janja tem participado ativamente do governo de Lula, integrando o núcleo seleto que tem acesso a ele a portas fechadas e acompanhando-o em viagens internacionais importantes, entre outras atividades.

No início do mês, diante dos efeitos climáticos de outro ciclone extratropical, Lula não foi ao Rio Grande do Sul, e enviou o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Na época, o presidente brasileiro estava na Índia participando da Cúpula do G20, do qual é presidente simbólico.

Novo desastre natural

Um novo ciclone extratropical se formou na costa gaúcha na quarta-feira (27), provocando chuvas intensas e alagamentos, fortes rajadas de vento e queda de granizo.

O estado contabilizou uma morte na capital, Porto Alegre, supostamente por afogamento. A causa ainda será confirmada pela perícia.

Com isso, setembro de 2023 se tornou o mês mais chuvoso da capital gaúcha desde 1916, quando começaram as medições regulares.

“A situação que estamos vivendo no Rio Grande do Sul é absolutamente surpreendente do ponto de vista da gravidade do evento climático (…) o Guaíba transbordou, e regiões de Porto Alegre que não eram inundadas há décadas estão debaixo d’água”, afirmou o ministro Pimenta.

“O governo do presidente Lula tem uma determinação: apoiar, de todas as formas, as famílias, as prefeituras, o governo do estado para que a gente possa minimizar os efeitos dessa situação”, completou o ministro, que é natural do Rio Grande do Sul.

Cirurgia de Lula

A cirurgia que o presidente fará nesta sexta é uma artroplastia total de quadril no lado direito. O procedimento deve durar algumas horas e será realizado pela equipe médica de São Paulo, que o acompanha há anos, na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês.

*Com informações da CNN

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.