Iniciadas as obras da 2ª etapa da duplicação do trecho estadual da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

02/07/2021 - 10:07 - Atualizada em: 02/07/2021 - 15:45

Começaram esta semana as obras da segunda etapa da duplicação do trecho estadual da BR-280 entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. O investimento nesta etapa da obra, que compreende obras especiais e complementares à primeira etapa, é de R$ 56 milhões , recursos do governo do Estado.

As obras desta etapa englobam a construção de sete ligações como pontes, viadutos e passagens subterrâneas, que serão incorporadas ao trabalho de duplicação do trecho entre o entroncamento da SC-413 (para Joinville) e o entroncamento da SC-416 (para Schroeder).

Os destaques são a ponte sobre o Rio Itapocuzinho (Ponte do Portal), viaduto sobre a linha férrea (imediações da antiga empresa Mannes), viaduto na região de Guamiranga, três passarelas e duas passagens inferiores entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

Os serviços também incluem terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte correntes, sinalização, serviços complementares e meio ambiente.

Em vídeo divulgado pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que tem acompanhado de perto as obras, ele comenta que há um trabalho de persistência junto ao governo do Estado, para que a obra não sofra nenhuma interrupção.

 

Confira o vídeo:

Primeira etapa

Com investimento de R$ 96,3 milhões, somente para a primeira etapa, a duplicação do trecho estadualizado da BR-280 faz parte do Programa Novos Rumos, do governo estadual. A obra foi retomada em novembro de 2019 pelo governo de Carlos Moisés (PSL).

Segundo o governo do Estado, a duplicação é a maior obra em andamento em Santa Catarina. Há poucos dias mais um passo importante para a conclusão da primeira etapa da obra foi tomado com a finalização da parte de concretagem do elevado entre a BR-280 e a SC-108.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado Thiago Vieira, trata-se de mais um avanço na execução das obras do trecho estadualizado da BR-280. O elevado vai facilitar a ligação da rodovia estadual com a SC-108 que vai de Guaramirim para Massaranduba.