Na sessão desta terça-feira (2) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, foi aprovada uma indicação da vereadora Nina Santin Camello (PP) que solicita ao Executivo jaraguaense a identificação de prioridade para autistas em vagas de estacionamento, assentos no transporte coletivo, filas de atendimento e outros serviços.
A ideia é que essa identificação seja feita através do símbolo do autismo – o laço colorido – colocado em placas, adesivos e cartazes, assim como é feito para os idosos e os deficientes.
Nina afirma que as pessoas que sofrem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm os mesmos direitos das pessoas com deficiência, conforme a Lei Federal nº 12.764/2012, porém a sociedade não tem esse conhecimento e acaba desrespeitando a legislação.
“Vai auxiliar tanto os autistas quanto a sociedade em geral, que muitas vezes não se atem a questões de prioridades. É um processo de conscientização e mudança. O autismo não tem cara e nem características físicas, por isso que às vezes é difícil de identificá-lo”, alerta a parlamentar.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.