Hospital São José recebe novos equipamentos para tratamento de crianças com câncer

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

01/06/2022 - 06:06 - Atualizada em: 01/06/2022 - 08:12

O setor de oncologia do Hospital São José conta com novos equipamentos para o tratamento oncológico em crianças, por meio da radioterapia. Importados da Bélgica, os aparelhos já estão em Jaraguá do Sul. A aquisição foi mediada pelo vereador Anderson Kassner (PP) e apoio de empresários locais.

Antes as crianças que precisavam fazer esse tratamento eram encaminhadas para Florianópolis, mas agora com a chegada dos equipamentos, o procedimento passa a ser realizado aqui mesmo na cidade.

Além destes aparelhos, uma sala de espera também será adaptada e decorada com desenhos, brinquedos e TV para as crianças que precisam passar pelo procedimento. “Com muita luta e apoio dos empresários da nossa cidade, consegui a doação de vários equipamentos necessários para o tratamento de crianças com câncer, que agora podem passar pelo procedimento de uma forma mais rápida, confortável e segura”, comenta o vereador. Ao todo, o valor dos equipamentos soma R$ 120 mil.

Referência para vários municípios da região Norte do Estado, o setor de oncologia do Hospital São José atende adultos e crianças, mas os equipamentos não eram adequados para os pequenos, sendo que muitas vezes a estrutura tinha de ser improvisada para atender os menores.

Segundo o especialista em radioterapia do hospital Vagner Stenger, esses novos equipamentos serão utilizados para radioterapia infantil no combate ao câncer. “Uma das principais características do tratamento radioterápico é a boa imobilização do paciente, ou seja, o paciente precisa ficar imóvel e de certa forma confortável, mas quando falamos em atendimento pediátrico as dimensões desses pacientes são menores, por isso precisamos de itens adequados para esse posicionamento, que é totalmente diferente do adulto”, explica o especialista.

O kit dos novos equipamentos é composto de um tampo de fibra de carbono, que é transparente à radiação e de alta qualidade, um colchão pediátrico e da máscara utilizada para imobilizar o paciente durante o tratamento, além dos apoios de cabeça, braços e pernas.

“A grande diferença dessa máscara para as outras é a face aberta o que possibilita a atuação de um médico anestesista, caso precise, e também evita a sensação de claustrofobia, tão temida pelas crianças”, finaliza o médico.

Para o vereador, essas aquisições fazem diferença não só para o hospital, mas principalmente para muitas famílias e crianças que além de estarem em boas mãos, também terão equipamentos específicos e adequados para seu tratamento.

 

Reconhecimento

O Hospital São José completou 85 anos em 2021 e, durante a solenidade na Scar, o vereador Anderson Kassner foi reconhecido como amigo e apoiador do Hospital na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Uma conquista que eu divido com todos que me acompanham e confiam no meu trabalho”, comentou.

Causa da saúde

Kassner tem atuado com várias demandas no setor da saúde para o município. Segundo ele, desde o ano passado tem cobrando do Executivo para que o horário de atendimento dos principais postos de saúde seja estendido em Jaraguá do Sul. Alguns postos já estão atendendo até às 19h, o que representa uma conquista significativa, segundo ele. “Mas vou continuar solicitando essa melhoria em mais bairros. A UBS da Barra, do Czerniewicz e também de Nereu Ramos, são algumas das unidades que já começaram a atender até às 19h, sem fechar para almoço” comenta.

Ainda na área da saúde, o parlamentar comenta que desde 2017 batalha pela instalação de um Pronto Atendimento na cidade. Em setembro de 2020, o PA, anexo ao hospital São José, foi instalado. “Mas ainda é pouco, precisamos de mais dois Pronto-atendimentos na cidade para desafogar a demanda do Pronto-Socorro do Hospital São José. Já solicitei para que a Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde, faça um estudo dos melhores locais para a construção dessas unidades de forma a atender o maior número de pessoas de vários bairros” finaliza.