Hospital São José, de Jaraguá do Sul, terá mais 5 leitos habilitados para o tratamento da Covid-19

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

18/02/2021 - 16:02 - Atualizada em: 18/02/2021 - 16:52

Em reunião realizada nesta quinta-feira (18) entre o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, o diretor geral do hospital Maurício Souto-Maior e o deputado Vicente Caropreso ficou garantido que o hospital São José passará a oferecer mais cinco leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19.

A vinda de Motta Ribeiro a Jaraguá do Sul e a participação dele na inauguração da nova ala da maternidade do Hospital Jaraguá e reunião no São José foi articulada pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) que atua em favor da saúde da região.

“O Estado está passando por uma situação grave com relação à pandemia. Muitas regiões estão com o número de casos aumentando e a ocupação de leitos de UTI também. E esses cinco leitos para nossa região, vão dar um suporte necessário para o atendimento da população”, comenta.

Segundo Caropreso, outra demanda que ele solicitou o apoio do secretário Motta Ribeiro é para que ele interceda junto ao Ministério da Saúde para tornar o Hospital São José referência na área de cardiologia, demanda que o deputado tem apresentado e cobrado há tempo.

O deputado também reforçou a necessidade dos dois hospitais jaraguaenses serem reclassificados conforme seu porte o que pode significar um aporte de R$ 700 mil a mais por mês para as duas unidades. “É uma demanda que esperamos que seja aceita para atendermos mais e melhor a população”, comentou.

Leitos garantidos a partir de segunda-feira (22)

O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro elogiou a iniciativa de Jaraguá do Sul se dispôs a oferecer mais que os cinco novos leitos de UTI Covid no São José e que devem ser liberados a partir de segunda-feira (22).

“Venho aqui sempre na companhia do deputado Vicente Caropreso que é um batalhador pela saúde, não só por Jaraguá, mas por todo o Estado. Tive a grata satisfação da oferta do São José ofertar estes cinco leitos para o atendimento de UTI Covid. É assim que se constrói segurança em saúde para as pessoas”, destacou o secretário.

Jaraguá pode sair da região de Joinville para a classificação do mapa da Covid

Sobre a questão da classificação de risco por regiões do Estado, o secretário comentou que há a possibilidade de Jaraguá do Sul ser separada de Joinville. Segundo Motta Ribeiro, há a necessidade de se criar uma 17ª estrutura de região no mapa de risco da Covid do Estado, e esta seria a de Jaraguá do Sul.

“Jaraguá e Joinville são dois polos importantes no Estado e precisamos discutir com o colegiado de saúde para que possamos criar esta nova região, com suas benesses, mas também com suas responsabilidades”, comentou.

Foto: Divulgação