Hospital Jaraguá inaugura nova ala da maternidade

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

18/02/2021 - 14:02 - Atualizada em: 18/02/2021 - 18:34

Os 55 anos do Hospital e Maternidade Jaraguá são celebrados com uma nova conquista para toda a região da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), a inauguração da nova ala da sua Maternidade. A nova estrutura foi entregue, oficialmente, na manhã desta quinta (18), na sede do Hospital que fica em Jaraguá do Sul.

A ampliação da estrutura recebeu investimento de R$ 1,8 milhão. Deste montante, R$ 1,2 milhão foram doados pela Família Weege, Grupo Malwee e Instituto Malwee, por intermédio da empresária Laurita Karsten Weege e o restante veio de recursos da própria instituição.

Com a chegada de novos equipamentos e a melhoria dos espaços, a Maternidade passará a contar com um Centro de Parto Humanizado, que permitirá aumentar em 20% a sua capacidade de atendimento, trazendo ainda mais segurança às mamães e bebês de toda a região.

“Neste momento, em que o Hospital completa 55 anos de relevantes serviços prestados à comunidade jaraguaense, é uma grande alegria para nós entregar essa nova área da maternidade. Esse espaço foi criado e desenhado, com muito amor e carinho, para acolher as famílias, para que sintam-se em casa num momento tão importante que é o nascimento dos bebês”, afirmou o presidente do conselho do Hospital Charles Alfredo Bretzke.

A nova ala da Maternidade do HMJ terá Pronto Atendimento Obstétrico, formado por três salas de observação/medicação e dois consultórios. Com esta ampliação, a área também passa a contar com mais 10 novos leitos de UCI – Unidades de Cuidados Intermediários, novo espaço de triagem e sala de espera, além de cinco leitos destinados ao pré-parto, parto e pós-parto.

“Essa ampliação vai permitir que a paciente em trabalho de parto possa ser acolhida num espaço maior, ser atendida de forma individualizada realizando pré-parto, parto e pós-parto no mesmo ambiente. O PA obstétrico também trará muitos ganhos às gestantes, pois elas serão atendidas em três salas de acolhimento, o que representa mais conforto durante o atendimento”, conta a coordenadora de enfermagem do Hospital Paolla Ruthes de Souza.

Secretário Estadual de saúde prestigiou cerimônia

A inauguração da nova ala da Maternidade contou com a presença de membros da diretoria, da equipe gerencial, do conselho administrativo e de voluntários que atuam no Hospital Jaraguá. Várias autoridades prestigiaram a cerimônia também, entre elas, o Secretário Estadual de Saúde André Motta Ribeiro.

“Eu já conheço a qualidade e o brio dessa comunidade. Essa parceria público-privada não é só de recursos financeiros, é de trabalho, de intenção, de pessoas cuidando de pessoas. Uma estrutura extremamente importante e muito bem organizada. Quem dera que nós pudéssemos ter mais estruturas como essa espalhadas por todo o Estado de Santa Catarina”, disse.

Foto: Divulgação

Mais conforto e privacidade

A ampliação da Maternidade do HMJ também permitiu agregar um novo serviço. A instituição passa a oferecer cinco suítes para uso individual, que oferecerão uma proposta de hotelaria. Este novo espaço terá banheira, além de espaço para receber acompanhante, doula e fotógrafo durante o trabalho de parto.

De acordo com o diretor executivo do HMJ Sérgio Luis Alves, os novos apartamentos foram planejados para oferecer privacidade e conforto durante o nascimento. “Sabemos que a chegada dos bebês é um dos momentos mais importantes na vida das pessoas e essas suítes trarão ainda mais aconchego e conexão com o lar dessas famílias”, adianta.

Hospital é referência em saúde materno-infantil

Para Sérgio Luis Alves, ao longo dos anos, o Hospital e Maternidade Jaraguá vem construindo uma história de conquistas para a saúde de Jaraguá do Sul e região. O profissional destacou a inauguração dos primeiros leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, pelo incentivo ao aleitamento materno dos recém-nascidos.

“Sem dúvida, a nossa trajetória vem sendo marcada por pioneirismo, inovação e compromisso com a melhoria contínua do nosso atendimento à comunidade. Esses 55 anos de trabalho são celebrados com muita alegria, pois construímos uma relação de confiança e de amor à vida”, concluiu.

.