Os hospitais de Jaraguá do Sul, Hospital São José (HSJ) e Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ), desde o início da pandemia do coronavírus adaptaram a estrutura e o corpo clínico para receber pacientes com Covid-19.

Hoje, as duas unidades contam com o total de 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), todas elas equipadas com ventiladores pulmonares, conhecidos também como respiradores mecânicos. Segundo o Secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, os hospitais estão bem equipados para receber os casos de Covid-19.

"Além desses respiradores que estão instalados nos leitos, temos também alguns de reserva que podem ser usados caso haja necessidade" disse.

Desses 50 leitos, 40 são adultos, sendo 30 deles no Hospital São José. Já no Hospital e Maternidade Jaraguá, são 10 leitos infantis e 10 leitos adultos.

De acordo com o Coordenador de Captação de Recursos do HSJ, Jeferson Ferrari, o grande desafio hoje no hospital é que os pacientes com Covid-19 ou com suspeita, demandam isolamento e por isso a necessidade de estar estruturados para conseguir fazer o atendimento sem colocar os outros pacientes em risco.

"O HSJ contava com 20 leitos de UTI equipados, e recentemente inauguramos 10 novos leitos com a atual configuração. Hoje esses 30 leitos estão suprindo a demanda" explicou Ferrari.

Já no Hospital e Maternidade Jaraguá (HMJ), atualmente são 22 leitos de UTI todos esquipados com respiradores mecânicos, sendo 12 leitos de UTI Neonatal e pediátrica e 10 leitos adultos. Desses 12, dois são ocupados permanentemente por pacientes que moram no hospital, ou seja, são 10 leitos que estão disponíveis.

Nesta quinta-feira (7), mais 10 leitos de UTI pediátrica serão inaugurados no HMJ. A unidade terá um total de 30 leitos disponíveis.

Empresas e pessoas físicas podem fazer doações

Mesmo com todos os leitos equipados, os hospitais podem receber doações, de empresas ou pessoas físicas. Segundo Ferrari, do HSJ, "O hospital não é uma instituição que precisa lucrar as custas da comunidade, mas precisa estar pronto para o atendimento à comunidade, e por isso, aceitamos as doações que são muito bem-vindas neste momento".

As doações para essas estruturações e mesmo para manutenção destes espaços podem ser tratadas com a direção do hospital ou na central de captações da Associação Comercial e Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS). "Nós da Captação de Recursos estamos incentivando as doações de recursos próprios de empresas e também de produtos. Além disso, pessoas físicas podem doar para os projetos do HSJ por meio da declaração de imposto de renda" ressaltou.

O contato para doações, seja de equipamentos como os ventiladores pulmonares, ou EPIs, para o Hospital São José pode ser feito com o Coordenador de Captação de Recursos, Jeferson Ferrari pelo telefone 47 9 9118 4993 ou pelo e-mail projetos@hsaojose.com.

Já para doações para o Hospital e Maternidade Jaraguá o contato pode ser feito com a responsável pelo Relacionamento com o Mercado, Josiane Gonzaga dos Santos, pelos telefones 47 3274 3084 ou 98872 2936, ou pelo e-mail projetos@hmj.org.br.

Mais informações nos sites dos hospitais: www.hsaojose.com/| www.hmj.org.br/doacoes.

 

Quer receber notícias sobre o COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul