Heleno diz que pedido de apreensão de celular de Bolsonaro é “inconcebível”

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Elissandro Sutil

22/05/2020 - 17:05 - Atualizada em: 22/05/2020 - 17:08

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou em nota nessa sexta-feira (22) que o pedido de apreensão dos celulares do presidente da república Jair Bolsonaro e de seu filho, Carlos Bolsonaro, é “inconcebível e, até certo ponto, inacreditável”.

O pedido foi feito em notícias-crimes enviadas pelo PDT, PSB e PV ao Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que apura a suposta tentativa de intervenção do presidente na Polícia Federal. O pedido, recebido pelo ministro Celso de Mello, foi encaminhado diretamente ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para manifestação.

Heleno considerou que a medida seria uma “afronta à autoridade máxima do Poder Executivo” e uma interferência de outro Poder na privacidade do presidente da República e na segurança institucional do país.

Como forma de “alerta” para autoridades de outros Poderes, Heleno disse em nota que “tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

 

Leia a nota na íntegra

“O pedido de apreensão do celular do presidente da República é inconcebível e, até certo ponto, inacreditável.

Case se efetivasse, seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder, na privacidade do Presidente da República e na segurança institucional do País.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República alerta as autoridades constituídas que tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional.”

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul