Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Haddad: “Aumentar juros pode ser remédio para corrigir inflação”

Fernando Haddad, defendeu aumento dos juros | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: OCPNews Brasilia

07/02/2025 - 11:02 - Atualizada em: 07/02/2025 - 11:10

Em uma entrevista à rádio Cidade FM 99.7, de Caruaru (PE) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que uma das formas para corrigir a inflação em alta é o aumento da taxa juros, contrariando a fala do presidente Lula nos últimos meses, que sempre criticou a política do Banco Central, à época comandado por Roberto Campos Neto. As informações são do Portal Poder 360.

“Se você está tendo um repique inflacionário, você precisa corrigir. O remédio para corrigir a inflação é, muitas vezes, aumentar a taxa de juros para inibir a alta de preços. Agora, tudo isso tem que ser feito da maneira correta, na dose certa”, declarou

O Banco Central decidiu em janeiro elevar a Selic em 1 ponto percentual. A taxa básica de juros passou de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão se deu por unanimidade. Segundo Haddad, o governo trabalha para trazer o dólar para “um patamar mais adequado” –algo que terá reflexo, “nas próximas semanas”, nos preços praticados.

O ministro declarou: “Os ricos, como você sabe, foram muito favorecidos com isenção de impostos e a gente está corrigindo isso. Quem tinha um fundo em paraíso fiscal não tolera imposto no Brasil. E o governo anterior não teve a coragem de cobrar imposto de quem tinha fundo em paraíso fiscal”, disse.

O ministro atrelou a alta do dólar à eleição de Donald Trump (Partido Republicano) como presidente dos Estados Unidos. “Isso fez com que o dólar se valorizasse no mundo inteiro. As moedas perderam valor”, afirmou, acrescentando que a queda da moeda norte-americana frente ao real será sentida no preço de alimentos e combustíveis.

“Você sabe que a gente importa gasolina e diesel. Então, isso tem reflexo no preço”, disse. “Agora, compare com o preço de 2 anos atrás. O preço hoje, da gasolina e do diesel no posto, está mais baixo do que o de 2 anos atrás”, declarou.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp