Guaramirim vai ganhar espaço sustentável para troca de conhecimentos ambientais e arte

Foto Divulgação/PMG

Por: Elissandro Sutil

09/09/2019 - 14:09 - Atualizada em: 09/09/2019 - 14:48

Um novo espaço voltado para a troca de conhecimentos ambientais e a exposições e expressão artística começa a ser construído em Guaramirim.

A Sala Verde faz parte do “Projetos Salas Verdes” do Ministério do Meio Ambiente, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental, que incentiva à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de Informação e Formação ambiental.

Foto Divulgação/PMG

Em Guaramirim, o novo espaço, vinculado à Fundação do Meio Ambiente, servirá para a elaboração de projetos e execução de ações e programas de educação ambiental, com o objetivo de aproximar a comunidade dos assuntos relacionados ao meio ambiente.

A proposta de ser um espaço sustentável começa já na sua construção. Estão sendo utilizados materiais e tecnologias sustentáveis que auxiliam na preservação do meio ambiente.

Foto Divulgação/PMG

Entre elas, a captação e reutilização de água de chuva, aquecimento solar de água, compostagem, sistema de iluminação zenital sem eletricidade, painéis fotovoltaicos, telhado verde, mobiliário de pallet e mobiliário e palanques em madeira plástica. A previsão para término da construção é de quatro meses.

“Nosso público-alvo serão lideranças comunitárias, Associação Empresarial de Guaramirim, estudantes e educadores da rede municipal de ensino, gestores e técnicos das secretarias municipais, demais habitantes e instituições da cidade e região”, explica Marister Camara Canto, coordenadora do projeto Sala Verde.

Espaços interativos

Os frequentadores poderão usufruir de espaços interativos de informação socioambiental, adquirindo conhecimento e a formação da consciência de pertencimento à natureza, além de sensibilizar as pessoas quanto ao papel de agentes transformadores do meio ambiente.

Foto Divulgação/PMG

Estará à disposição da população o Espaço Eco Arte que é destinado à exposição de obras de artistas engajados com as questões locais e globais que cercam o tema ambiental e exposição de trabalhos e projetos escolares com a mesma temática, o Espaço de Palestras/Diálogo, Espaço Cultivar destinado ao cultivo de horta orgânica e plantas alimentícias não convencionais e o Jardim Sensorial.

Marister comenta ainda que a construção do espaço em Guaramirim é pioneiro no país por seu projeto sustentável.

As ações promovidas na Sala Verde contribuirão com o despertar do interesse à causa ambiental, favorecendo a familiarização de todos com o tema e, consequentemente, estimulando responsabilidade socioambiental.

 

*Com informações da Prefeitura de Guaramirim

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger