Guaramirim tem novo instrumento para prevenção de cheias e deslizamentos

Chefe da defesa Civil do estado Coronel João Batista, Ezequiel de Souza da Defesa Civil de Guaramirim e Coordenador Regional da DC Norte Osvaldo Gonçalves | Foto Divulgação/PMG

Por: Elissandro Sutil

22/10/2019 - 13:10 - Atualizada em: 22/10/2019 - 13:26

A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina entregou na quinta-feira (17) as Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos para as cidades de Camboriú, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Joinville.

No documento constam informações sobre áreas alagáveis e períodos de chuvas intensas. Esta carta poderá realizar uma melhor gestão de cheias, fazer mapeamento e análise de riscos hidrológicos e também no planejamento urbano e territorial.

O diretor de Defesa Civil de Guaramirim Ezequiel de Souza comenta que “a carta auxiliará no acompanhamento, em períodos de inundação, do aumento do volume do rio, para ação rápida da Defesa Civil e na proteção dos munícipes que estão em áreas de risco”.

Impactos

Todos os anos as inundações e secas causam impactos econômicos e sociais nas mais diversas regiões do Estado e com o objetivo de preservar vidas e reduzir prejuízos, a Defesa Civil de Santa Catarina está investindo na prevenção e mitigação de riscos de desastres.

Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil Frederico Rudorff explicou que as informações qualificadas e antecipadas trarão mais segurança para as pessoas. A ação também vai contribuir para a minimização dos impactos e prejuízos econômicos.

“O sistema de previsão é mais uma ferramenta à disposição dos municípios nas ações de socorro e emergência através das atividades de prevenção e preparação ao enfrentamento de desastres”, finalizou.

 

Fonte: Prefeitura de Guaramirim

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger