Guaramirim tem cinco pré-candidatos a prefeito

Da esquerda, para direita: Mário Sérgio Peixer (PSB); Evaldo Junckes, o Pupo (PT); Nilson Bylaardt (PMDB); o atual prefeito, Lauro Fröhlich (PSD) e o empresário Marcos Treis (PDT) (Foto: Arquivo OCP)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/04/2016 - 08:04 - Atualizada em: 18/04/2016 - 10:43

A menos de seis meses das eleições, os pré-candidatos à Prefeitura de Guaramirim começam a mobilização dentro dos partidos. O atual prefeito Lauro Fröhlich (PSD) foi o primeiro a confirmar oficialmente o nome à concorrência, que deve trazer os últimos três ex-prefeitos, Mário Sérgio Peixer (PSB), Evaldo Junckes (PT) e Nilson Bylaardt (PMDB), além do empresário Marcos Treis (PDT).

Dos oito partidos que apoiaram Fröhlich na última campanha, três devem permanecer na coligação. O pré-candidato confirma aliança com o PP, PSDB e PPS. Apesar de considerar as limitações enfrentadas pela sua gestão em função da crise financeira no país, o atual prefeito acredita que foi possível aplicar um modelo diferenciado de administração. “Sou pré-candidato a reeleição para formatar um novo conceito de política, no qual já estamos trabalhando. A política do diálogo, de construção e não um embate de discussão”, comentou.
Após oito anos afastado da administração pública, Dego Peixer afirma ser pré-candidato dentro do PSB, mas ainda não decretou a concorrência. “O que falta é acertar com os partidos afins”, aponta político. A coligação teria sido firmada com quatro siglas e há negociação com uma quinta. Peixer foi prefeito por dois mandatos, entre 2001 e 2008, e volta a disputar o pleito por apostar na credibilidade que conquistou com a população.
Junckes acredita que o PT deve concorrer com chapa pura. Liderando como pré-candidato, o partido teria outros 19 nomes para formar a nominata de vereadores. “Não quero ninguém coligado comigo. Eu acho que sozinho posso trabalhar, tenho como administrar sem ter que barganhar”, disse.
Dentro do PMDB, Nilson Bylaardt se colocou como pré-candidato, mas defende eleições prévias entre membros do partido. A intenção também é disputar com chapa pura. “Estou me preparando como pré-candidato, construindo propostas para sintetizar opiniões até o final de maio porque esse ano temos uma campanha curta, de 45 dias”, completa.
O único nome novo entre os pré-candidatos é Marcos Treis. O empresário estreou na política concorrendo como vice de Bylaardt nas eleições de 2012. A motivação para empreitar na vida pública é desenvolver a união entre setor público e privado. “Precisamos de pessoas novas, novos nomes, novas ideias e uma política diferenciada”, finalizou Treis.