Os municípios de Guaramirim e Massaranduba estão chegando próximo ao limite populacional para aumentarem seus índices de participação no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

É o que mostra levantamento da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) com base na estimativa populacional de 2018, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Com base na estimativa populacional de 2018, o coeficiente de sete municípios se modificará; seis terão aumento e um sofrerá redução. Isso deve ser confirmado até dezembro pelo TCU [Tribunal de Contas da União]”, afirma a economista Tamara dos Anjos, responsável pelo estudo da Fecam.

Conforme o levantamento, outros 11 municípios estão próximos da mudança de faixa do FPM e podem entrar com recurso junto ao IBGE para confirmar o aumento da população e consequentemente seus recursos para o próximo ano, entre eles Guaramirim e Massaranduba.

A população de Guaramirim atingiu 43.822 habitantes, em 2018, chegando perto do limite de 44.149 para a mudança no índice, faltando crescimento de 372 habitantes.

Já Massaranduba tem uma população estimada de 16.704 habitantes em 2018, sendo ainda necessário um crescimento de 277 habitantes para atingir a marca de 16.981 para mudar o coeficiente.

*Com informações da assessoria de comunicação da Fecam

Quer receber as notícias no WhatsApp?