Governo do Estado e Defesa Civil discutem novas ações de proteção contra desastres naturais

Fotos: Fábio Junkes/OCP News

Por: Pedro Leal

16/01/2024 - 09:01 - Atualizada em: 16/01/2024 - 10:14

O governador Jorginho Mello se reuniu na noite dessa segunda-feira, 15, com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) para discutir ações de contenção aos desastres naturais em Santa Catarina. Os projetos irão utilizar como base os estudos realizados pela Japan Internacional Cooperation Agency (JICA), e que já fez estudos na Bacia do Rio Itajaí-Açu.

O governador destacou a sua preocupação com os catarinenses que foram afetados com as fortes chuvas de 2023 e explica que haverá muito trabalho para conter esses desastres naturais no Estado: “O catarinense não pode mais viver todo ano preocupado se irá ou não perder todos os seus bens com as enchentes e fortes chuvas”.

Com estudos avançados, o programa irá focar na redução de risco de desastres naturais. A intenção é levar a experiência de lidar com as situações do Rio Itajaí para toda Santa Catarina, expandindo também os estudos da JICA e que possa servir como referência nacional. Será definido prioridades para cada município, visando os que são mais afetados pelas chuvas e enchentes todos os anos.

O secretário estadual da Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza, explica que com o projeto haverá ainda mais medidas de proteção do Estado para a população quando houver algum desastre, “foi uma reunião para alinhar as prioridades do governo. O governador irá determinar as prioridades e as equipes de governo que irão trabalhar no programa, então agora é a hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer”.

Desde outubro do ano passado, a Secretaria de Estado do Planejamento atua como a responsável por coordenar o grupo de trabalho multidisciplinar, formado por diversas secretarias e entidades estaduais, que concentra as iniciativas que contribuem na ampliação da resiliência da região do Vale do Itajaí em face de eventos climáticos. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, e pela secretária-geral de Governo, Danieli Pinheiro Porporatti.

Sobre a JICA

A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento. A Companhia atua em mais de 150 países, prestando assistência para o desenvolvimento dos mesmos.

Com estratégias e estudos, a companhia atua em Santa Catarina a mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.