Governo do Estado aditiva convênio com o Porto de São Francisco e assume Terminal Pesqueiro de Laguna

Porto de São Francisco do Sul é o maior de SC e o sétimo do Brasil. Foto: Divulgação/Governo de Santa Catarina

Por: Áurea Arendartchuk

20/09/2019 - 15:09 - Atualizada em: 20/09/2019 - 15:46

A alavancada para a modernização do Terminal Pesqueiro Público de Laguna foi dada quando o governador Carlos Moisés assinou na quinta-feira (19) o convênio que transfere ao Estado a gestão do espaço. Com isso, a SCPar irá administrar a estrutura, com a perspectiva de contribuir com o trabalho de pescadores, conquistar novos mercados, aumentar a movimentação e gerar empregos na região.

Na ocasião, o governador também assinou o sexto aditivo de convênio para que a SCPar Porto de São Francisco do Sul continue na gestão do local. Participaram da assinatura o diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco João Batista Furtado e o diretor de Administração e Finanças Diego Machado Enke.

O Porto de São Francisco do Sul completou 64 anos em julho, sendo consolidado como o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina e o 7º maior do Brasil.

Diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco João Batista Furtado durante assinatura do termo aditivo com o governo do Estado. Fotos: Divulgação

 

Diretor de Administração e Finanças da SCPar Porto de São Francisco Diego Machado Enke

Sobre o Porto de Laguna, o governador afirmou que devem ser buscados novos arrendamentos para trazer novos operadores portuários, tanto da área da pesca quanto de estaleiros, manutenção de embarcações “tudo o que puder ser trazido aqui para Laguna, que precisa dessa geração de emprego e renda”, projetou Carlos Moisés.

De acordo com o presidente da SCPar, Gustavo Salvador Pereira, a holding fará a gestão por meio de uma filial em Laguna. A projeção da empresa é atingir a movimentação de aproximadamente 2.500 toneladas de pescado por mês, gerando até 200 empregos diretos e indiretos.

O governador Carlos Moisés e a presidente da Casan Roberta Maas dos Anjos, assinaram também na quinta-feira (19) em Laguna, a ordem de serviço para a implantação de um emissário terrestre de esgotamento sanitário para a praia do Mar Grosso, em Laguna. O investimento é de aproximadamente R$ 1,89 milhão, com recursos da Caixa Econômica Federal e contrapartida da Casan. O último ato governador em Laguna foi a liberação de R$ 351 mil para o Hospital de Caridade Bom Senhor Jesus dos Passos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger