Governo do Ceará altera projeto de usina que poderia cortar internet do Brasil

Foto: Cagece, Divulgação

Por: Pedro Leal

11/06/2024 - 15:06 - Atualizada em: 11/06/2024 - 15:43

A usina de dessalinização que estava prevista para a Praia do Futuro, em Fortaleza, deve mudar de endereço, informou o governo cearense na tarde desta segunda-feira. A mudança é para afastar a usina dos cabos subterrâneos de internet que passam pelo local.

As informações são do portal G1.

A usina continuará na Praia do Futuro, mas a localização foi alterada para mais de um 1km de distância do local inicialmente previsto.

Segundo os responsáveis pelo projeto, isto deve afastar qualquer risco de interferência com os cabos subterrâneos de internet.

Além disso, a estrutura de captação das águas do mar também será deslocada junto à usina.

A previsão do governo é instalar um centro de ensino tecnológico onde a usina estava prevista inicialmente.

A Praia do Futuro é um dos locais no Brasil mais próximos da Europa e, por este motivo, é o lugar que primeiro recebe cabos de fibra ótica do continente. De lá, os cabos seguem para Rio de Janeiro, São Paulo e países da América Latina e são responsáveis por 99% do tráfego de dados do país.

As empresas de telecomunicações alertavam que a localização inicial da usina botava em risco a integridade dos cabos e poderia interromper o funcionamento da internet no Brasil.

Já o governo do Ceará defende a construção como um os mecanismos de combate à seca. A usina iria converter a água salgada do mar em água potável, ajudando no abastecimento da população.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).