O Governo do Estado afirmou nessa segunda-feira (6) que uma das alternativas para os alunos que não têm acesso à internet em casa, serão as aulas não presenciais com disponibilização do material nas escolas a partir do dia 22 de abril. Os alunos que não tem acesso a internet poderão retirar apostilas na escola ou receber em casa, segundo a Secretaria de Estado da Educação.

A retirada poderá ser feita pelos pais, e as atividades feitas pelos alunos também serão entregues nas escolas e encaminhadas aos professores para acompanhamento. Além disso, haverá a complementação de disparos de mensagens em SMS e um número 0800 para dúvidas sobre a busca de conteúdos impressos por região. O 0800 está em implementação e o número será divulgado nos próximos dias.

Já aqueles que têm acesso, à internet receberão o material e farão as atividades de forma online

"O professor é protagonista do início ao fim, em uma estrutura básica para o ciclo de entrega de conteúdos, interação com o aluno e avaliação. Trabalhamos com a expectativa de atingir 75% a 80% dos estudantes", disse o secretário da Educação, Natalino Ugionni.

Essas medidas estão sendo tomadas em função do combate ao coronavírus (COVID-19). A Secretaria apurou por meio de dados do Sistema de Gestão Escolar do Estado (Sisgesc) que 42% dos alunos não têm computador em casa, além de que 18% dos estudantes e 8% dos professores da rede também não têm acesso à internet.

"Estabelecemos as atividades considerando tudo isso. Precisamos prover as condições para que todos possam desempenhar as atividades. É muito mais do que a EAD como tradicionalmente conhecemos", resumiu Uggioni.

Cronograma

  • 19/3 a 17/4 - Suspensão das aulas de acordo com decreto estadual (509/525).
  • 19/3 a 3/4 - Antecipação do recesso escolar para estudantes.
  • 1º/ 4 - Comunicação com as coordenadorias regionais e gestores escolares.
  • 2/4 a 17/4 - Comunicação com professores e início da formação em vídeos sobre atividades não presenciais.
  • 6/4 - Início das chamadas aos alunos para participarem das atividades escolares não presenciais, por meio das coordenadorias regionais, escolas, sites oficiais do Governo do Estado e da SED.
  • 6/4 a 17/4 – Adaptação dos alunos e professores ao sistema com a realização de atividades não presenciais e registro, para futura compensação como carga horária letiva dentro do Calendário Escolar (conforme Resolução do CEE nº 009).
  • 22/4 - Aulas serão retomadas em caráter não presencial.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul