Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo de SC buscará na China informações para recuperar dinheiro dos respiradores

Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

25/08/2021 - 13:08 - Atualizada em: 25/08/2021 - 13:34

O secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), Fernando Raupp, reuniu-se nesta terça-feira (24 com o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina, Sérgio Laguna Pereira, para dar andamento às tratativas de repatriação dos valores relativos ao caso dos respiradores.

Dos R$ 33 milhões usados para comprar os equipamentos que nunca chegaram ao Estado, R$ 31,8 já foram ou resgatados e estão em contas judiciais ou em imóveis que foram bloqueados pela Justiça. O site Transparência, criado pelo governo do estado, traz em detalhes os números da operação.

“Essa ação conjunta faz parte da nova fase de medidas prioritárias do governo do estado e do governador Carlos Moisés, iniciada no começo do mês, para recuperar os recursos utilizados na operação de compra dos respiradores adquiridos no decorrer da pandemia”, informou Raupp.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Na ocasião, ficou acordado que a PGE apresentará um histórico contextualizado do problema, formalizando, assim, os questionamentos e informações que podem ser obtidas diretamente da China.

Segundo o órgão, são informações pertinentes à operação de importação, que são possíveis obter somente naquele país. Essas informações serão apresentadas em nova reunião, agendada para o início de setembro, para que a PGE e a Secretaria de Assuntos Internacionais possam alinhar medidas a serem tomadas.

Para o procurador Sérgio Laguna Pereira, tanto a PGE quanto os demais órgãos do governo estadual envolvidos nesta ação estão trabalhando intensamente na recuperação do patrimônio dos catarinenses.

A Procuradoria atua no caso desde 30 de abril de 2020 quando, menos de 24 horas após ter sido acionada, ajuizou a primeira das ações judiciais visando ao bloqueio de bens e recuperação de valores.

Na última semana, procuradores do estado participaram de reuniões no Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Justiça (MJ) e Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, a fim de traçar estratégias de colaboração internacional visando à recuperação dos recursos por meio de colaboração diplomática e acionamento de mecanismos internacionais de recuperação de ativos, além da cooperação jurídica internacional.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.