O Governador do Estado, Jorginho Mello, nomeou esta semana novos presidentes para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA)
As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 19.
Fábio Wagner Pinto foi nomeado pelo governador Jorginho Mello para a presidência da Fapesc.
Natural de Florianópolis, Fábio é graduado e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez o Doutorado no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.
Com vasta experiência no setor privado, com passagens pela Whirlpool, de Joinville, fundou em 2011 a Eins Soluções em Engenharia Ltda, atuando no ramo de consultoria em engenharia e representação comercial.
IMA
O governador Jorginho Mello nomeou Sheila Maria Martins Orben Meirelles para a presidência do IMA.
Graduada em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Sheila é especialista em Direito Público e Direito Administrativo e pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico, além de possuir vasta experiência na área pública. Já atuou no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) colaborando com a condução de audiências, e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) auxiliando no trabalho de tramitação de projetos de lei e de emendas constitucionais.
Atuou como Assessora Jurídica da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), Procuradora Jurídica do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e ocupou a Coordenadoria de Gabinete da Presidência do órgão ambiental.
Por conhecer a estrutura do Instituto, Sheila substitui Daniel Vinicius Netto, que assumiu o IMA em fevereiro de 2021. A nova presidente dará continuidade ao trabalho com foco principalmente em relação às suas atribuições principais: licenciamento, fiscalização e conservação dos ecossistemas catarinenses.
Sheila enfatiza que o IMA é um órgão novo, criado em 2017, para tornar mais célere e seguro os processos ambientais. “A transformação de fundação em autarquia deu mais autonomia ao órgão, e isso refletiu diretamente na melhoria dos serviços prestados à sociedade. Hoje, o IMA é um órgão mais ágil na emissão de licenças e decisões que impactam diretamente no desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, afirma a nova presidente do IMA.