Governador nomeia novos gestores da Controladoria-Geral do Estado

Cícero Teixeira Barbosa, novo Controlador-Geral do Estado

Por: Pedro Leal

12/01/2023 - 10:01 - Atualizada em: 12/01/2023 - 10:08

O governador Jorginho Mello nomeou dois auditores estaduais para comandar a Controladoria-Geral do Estado. Cícero Teixeira Barbosa e Simone de Souza Becker são os novos controlador-geral do Estado e controladora-geral adjunta, respectivamente. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 10.

Cícero Barbosa é auditor do Estado desde 2005. É graduado em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e pós-graduado em Direito Processual e Material Civil no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Nos últimos quatro anos, atuou como corregedor-geral do Estado, área vinculada à estrutura da CGE. Na Secretaria de Estado da Fazenda atuou na área de Auditoria em Contas Públicas.

“Me sinto feliz e lisonjeado com o convite do governador Jorginho Mello por exercer função tão nobre. E como servidor público, por aumentar meu espectro de contribuição à sociedade catarinense. A Controladoria-Geral do Estado tem uma missão muito importante de fornecer dados, informações importantes que vão auxiliar o gestor na tomada de decisão”, ressaltou.

Simone de Souza Becker é auditora do Estado desde 2009. Na CGE, já atuou como ouvidora-geral do Estado, auditora-geral do Estado e controladora-geral do Estado. Antes disso, atuou na Secretaria de Estado da Fazenda nas áreas de Contabilidade e Dívida Pública. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduada em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Controladoria-Geral do Estado é o órgão responsável por promover a qualidade do gasto público por meio do fortalecimento do controle interno, da integridade, da transparência, da participação social, da prevenção e do combate à corrupção.

O órgão reúne as atividades de Auditoria Interna, Ouvidoria, Transparência, Corregedoria, Integridade e Compliance. As funções formam o que os especialistas chamam de ciclo do controle: prevenção, monitoramento, detecção, investigação e correção.