Governador entrega 16 viaturas novas ao sistema prisional e lança Operação Presença

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

12/12/2019 - 18:12 - Atualizada em: 12/12/2019 - 18:13

O sistema prisional catarinense recebeu um importante auxílio na tarde de quinta-feira (12). Em cerimônia no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o governador Carlos Moisés entregou 16 novas viaturas para o secretário da Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima.

No ato, também foi lançada a Operação Presença, que reforça o efetivo em unidades prisionais de Santa Catarina durante o período de festas de fim de ano.

O investimento nas viaturas, exclusivas para o transporte de detentos foi de R$ 3,3 milhões, com metade de recursos federais e o restante de verbas estaduais.

Segundo o governador, trata-se de um reforço significativo para a continuidade e melhoria dos serviços.

“O investimento no sistema prisional é importante para dar condições humanitárias de transporte dos presos, atendendo a audiências e ao sistema de saúde”, afirma o governador.

Sobre a Operação Presença, Carlos Moisés destacou a atuação de gestão do Estado, com uma visão global do sistema, sem priorizar determinados municípios.

Na opinião do secretário Leandro Lima, o período de fim de ano pode gerar tensões dentro das unidades prisionais, tornando necessária uma ação do Executivo para manter a ordem.

“A operação é extremamente importante. Ela faz parte de um conjunto de ações voltadas a ampliar a segurança nas unidades prisionais. O aumento de efetivo se dá à medida que trazemos agentes de folga de outras unidades prisionais, centralizando forças”, explica Lima.