Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

General Mourão aponta os desafios do Brasil em palestra em Florianópolis

Por: OCP News Florianópolis

19/07/2019 - 16:07 - Atualizada em: 19/07/2019 - 16:15

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve em Florianópolis nesta sexta-feira (19). A convite da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Mourão foi o protagonista da palestra inaugural do projeto Momento Brasil.

Para o presidente da Acaert, Marcello Corrêa Petrelli, essa é uma grande oportunidade “para ouvir e dialogar com grandes personalidades da política nacional, para que possamos entender a mensagem das mudanças”.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve em Florianópolis nesta sexta-feira (19) | Foto Antônio Carlos Mafalda/Divulgação

 

Mourão iniciou sua fala com um super BOM DIA, uma de suas marcas registradas e que virou memes em redes sociais. Na apresentação de pouco mais de 1h30min, ele fez uma análise das conjunturas nacional e internacional, elencou os principais desafios que o Brasil precisa enfrentar e apontou saídas para um futuro de prosperidades.

Mourão falou sobre o panorama global econômico e político, citando acontecimentos frequentes no mundo como: desigualdade, guerra cibernética, catástrofes ambientais e climáticas, refugiados, conflitos e tensões geopolíticas.

Na apresentação de pouco mais de 1h30min, ele fez uma análise das conjunturas nacional e internacional e apontou os desafios do Brasil | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Segundo o vice-presidente, não existe mais mares tranquilos, pois estamos vivendo uma grande competitividade e rápida evolução tecnológica, que nos transformou nos últimos 50 anos.

“Somos uma pequena espécie em constante evolução. O Brasil é privilegiado pela grandiosidade do nosso território. Sempre fomos empreendedores e queremos ser a grande civilização ao Sul do Equador”, destaca.

Mourão falou sobre o panorama global econômico e político | Foto Antônio Carlos Mafalda/Divulgação

Sobre os partidos políticos, Mourão adverte que eles deixaram de representar o pensamento da população. “Hoje temos 26 partidos representados na Câmara dos deputados. Precisamos reconstruí-los para que efetivamente atendam os anseios da população e nossos políticos sejam respeitados pelo trabalho que fazem”. Destacando ainda que os parlamentares fizeram uma boa reforma da previdência.

Na área economia, a menção foi sobre o endividamento do Brasil. “Desde 2014 estamos no vermelho nas contas públicas. A luta é trazer a nossa conta para o azul com superávit primário para pagar a dívida pública e não deixar a conta para nossos netos. Nosso compromisso é reestabelecer a confiança nas nossas instituições e retomar o crescimento”, destaca.

Governador Carlos Moisés participou do início do evento | Foto Antônio Carlos Mafalda/Divulgação

Para isso, Mourão enfoca nas contas públicas com: nova previdência; desvinculação do orçamento; modernização do Estado; e gestão profissional no setor público. E na produtividade com: privatizações de empresas estatais que podemos render mais de R$ 15 bilhões e concessões; reforma tributária; abertura comercial, destaque para integração regional, lembrando que o presidente Jair Bolsonaro é o novo presidente do Mercosul; e desburocratizar.

Mourão falou ainda sobre atuação da segurança pública com foco em rever a legislação e o sistema prisional, o qual deve separar os presos e que presídio não é colônia de férias, devendo ser local de reeducação e trabalho. Para ele, a política tem que ser perene no tempo, sendo um projeto de nação de modo que independe do governo que assuma, o rumo é um só.

Retomada do crescimento econômico é fundamental para o país, destacou Mourão | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Para finalizar, citou o exemplo de duas perguntas que quando feitas tem respostas opostas: Quem quer mudança? Todos levanta a mão. Quem quer mudar? Ninguém se mexe.

“Todos nós teremos que mudar e dar a nossa parte. Nos próximos dois ou três anos estaremos recolocando o Brasil nos trilhos. Iniciando um momento para entrar numa era de desenvolvimento sustentável. Porque o Brasil é muito maior que isso aí. E nos brasileiros, brasileiras, somos imbatíveis, podem ter certeza disso”, finalizou.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp