Gelson Merisio é o pré-candidato a vice de Décio Lima (PT) ao governo de SC

Foto: Divulgação

Por: Bruno Gallas

09/06/2022 - 15:06 - Atualizada em: 09/06/2022 - 16:33

Gelson Merisio (Solidariedade) será o vice na chapa de Décio Lima (PT) que concorre ao Governo do Estado de Santa Catarina. A informação foi confirmada à reportagem pelo candidato do Partido dos Trabalhadores na tarde desta quinta-feira (09).

“O [Gelson] Merísio me ligou e botou o nome à disposição para participar da minha chapa nas majoritárias. Assim, confirmamos que estaremos juntos nessa corrida”, afirmou Décio.

O PT e o Solidariedade participam da Frente Democrática, formada por oito partidos alinhados à esquerda catarinense. Entre eles o PSB, que tem no nome do senador Dário Berger o pré-candidato pessebista ao governo.

Gelson Merisio disputou o governo de Santa Catarina pelo PSD em 2018, quando perdeu a disputa no segundo turno para Carlos Moisés da Silva (Republicanos), à época no PSL.

Após as eleições, Merisio migrou para o PSDB, onde seria colocado como pré-candidato ao governo estadual este ano, mas deixou o ninho tucano em fevereiro.

Composição ao Senado

Fontes ligadas à campanha de Décio Lima confirmam que o PT busca levar ao Senado um candidato do PDT ou PSOL. Os nomes de Jorge Boeira (PDT) e de Afrânio Boppré (PSOL) são os mais cotados.

Boeira, que votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, já manifestou, anteriormente, sua preferência à disputa do Senado. No entanto, nos bastidores, segmentos mais à esquerda dão preferência ao nome de Afrânio, que presidiu nacionalmente o PSOL de 2010 a 2011.

Ambos os nomes sinalizam a exclusão de Dário Berger (PSB) das majoritárias. O pessebista ainda figura como pré-candidato da Frente de Esquerda, mas com o nome cada vez mais enfraquecido.