O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência, comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, que desistiu da reeleição em 2024. A declaração foi feita na terça-feira (23), durante visita à Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne 2026, em Presidente Prudente (SP).
Ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Flávio afirmou: “Suspeito que o Lula está ficando meio Biden”. A comparação foi associada ao cenário de desgaste físico e político enfrentado por Biden nos EUA. Lula completará 81 anos em outubro deste ano, mês das eleições.
Durante o evento, o senador também disse que viajará aos Estados Unidos no dia 6 de julho para tentar impedir a aplicação de uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. Segundo ele, a medida prejudicaria empresas nacionais já afetadas pela alta carga tributária no país.
O debate ganhou força após o anúncio da proposta pelos Estados Unidos no início de junho. A decisão sobre a tarifa está prevista para 15 de julho, após negociações entre Washington e Brasília. A cobrança, no entanto, não será automática.