Não é de hoje que o cruzamento das ruas Olavo Bilac e João Eberhardt tira o sossego de motoristas, moradores e comerciantes de Pirabeiraba. O local é conhecido por uma triste realidade: a quantidade de acidentes registrados.
Por conta disso o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, há algum tempo vem provocando discussões com o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) e a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) sobre o assunto para resolver o problema.
Segundo Diego, melhorias no local já foram realizadas, como a implantação do trevo alemão. No entanto, isso não foi suficiente para sanar as ocorrências.
“Conseguimos diminuir consideravelmente o número de acidentes, mas eles ainda continuam acontecendo e, por essa razão, provocamos os órgãos competentes para a o desenvolvimento de um projeto que tenha um resultado mais efetivo para a população”, explicou.
Uma das sugestões apontadas pelo vereador para o Detrans seria a mudança em um dos sentidos da via.
“Uma das sugestões que nós levamos é que um trecho da rua João Eberhardt seja mão única sentido BR-101, ou seja, quem vem da 101 não poderia mais cruzar em frente ao mercado Brasília, por exemplo. Mas quero salientar que isso ainda está sendo avaliado pelo Detrans”.
Segundo o Detrans de Joinville, o projeto está praticamente finalizado. O órgão ainda está realizando a contagem de tráfego, vendo quantos veículos convergem à esquerda ou à direita para ter uma maior precisão nos dados.
Prazos e apresentação das ideias
O Detrans acredita que em duas ou três semanas deve ter tudo finalizado e, em seguida, o material completo será levado ao vereador Diego Machado, que provocou a discussão.
“Nada será feito sem a participação popular. Assim que os órgãos competentes concluírem os trabalhos, vamos marcar com a comunidade para apresentar tudo antes da implantação. Certamente será um grande passo ao encontro da solução definitiva que vai evitar acidentes graves aqui numa região de extremo movimento em Pirabeiraba”, afirmou Diego Machado.