Monitorar a saúde e condicionamento físico dos alunos da Rede Estadual de Educação. Este é o objetivo de um plano de ação proposto pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB). O parlamentar, que ocupa a vice-presidência da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), apresentou o programa “Boletim de Saúde” à secretária do Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, nesta terça-feira (9).
O deputado, que tem formação em educação física, levou à Secretaria dados importantes a respeito da ampliação do sedentarismo entre os jovens. Disse também que no Brasil, 32,3% das crianças entre cinco e nove anos estão com excesso de peso; 16,4% delas já são obesas.
Nos últimos anos, houve queda de 28,7% para 15,7% na prática de atividade física entre os adolescentes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Tudo isso reflete em aumento de risco à problemas de saúde, como obesidade, diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares. Podemos agir agora, estimulando a atividade física, promovendo saúde e minimizando os fatores de risco que desencadeiam estas enfermidades”, defende Fernando Krelling
O parlamentar, que é da região de Joinville e defende o esporte por toda Santa Catarina, complementa. “Nossa ideia consiste em criar um plano de monitoramento e propostas de políticas públicas à respeito dos dados como crescimento do sedentarismo, desenvolvimento motor, aptidão física e estilo de vida em crianças e jovens adolescentes. Este “Boletim de Saúde” teria o IMC (Índice de Massa Corpórea) dos estudantes medidas antropométricas, entre outras que são essenciais para garantir um futuro mais saudável, promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida dessa geração e das futuras e também promover nosso esporte”, justifica Fernando Krelling.
Alesc aprova moção do deputado Lunelli contra corte de R$ 600 milhões no orçamento do DNIT
A secretária do Estado da Educação mostrou bastante interesse na proposta do deputado. Junto ao Parlamento Catarinense, a Secretaria prometeu realizar mais estudos para o desenvolvimento do projeto.
Saiba mais |a Boletim de Saúde
Proposta:
Criar plano de monitoramento, análise e propostas de políticas públicas a respeito dos dados de crescimento, desenvolvimento motor, aptidão física e estilo de vida em crianças e adolescentes;
Promover ações de saúde que culminem na prevenção à doenças e melhoria da qualidade dos estudantes catarinenses.
Objetivo:
Criar programa estadual de promoção à saúde e estilo de vida de crianças e jovens entre seis e 18 anos matriculados na Rede Estadual de Educação;
Monitora indicadores de saúde de forma coletiva e individual e a fim de direcionar ações para manutenção e aumento dos níveis de qualidade de vida desta população, prevenindo a obesidade e outras doenças;
Conhecer o perfil do estilo de vida das crianças e adolescentes de Santa Catarina;
Investigar os dados das variáveis de crescimento, aptidão física e desenvolvimento motor dos escolares do Estado;
Estabelecer parcerias com Instituições a fim de disponibilizar os dados e avaliações por meio de boletim digital via unidades de Saúde dos Escolares, entre outros.