O Parlamento Catarinense recebe na próxima quinta-feira (16) o lançamento do Festival Literário de Santa Catarina. O evento ocorre durante a suspensão da Sessão Ordinária da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) à convite do vice-presidente da Casa, deputado estadual Fernando Krelling (MDB).
Krelling explica que o Festival Literário de Santa Catarina é fruto de 20 anos da Feira do Livro de Joinville, que agora cresce e se torna um grande evento para fomentar ainda mais a leitura em Santa Catarina. “A Feira do Livro de Joinville ganhou notoriedade nacional. Agora avançamos a um novo patamar, um um grande Festival, que além da tradicional Feira do Livro, amplia o debate e as discussões a respeito da literatura, com oportunidade de formação profissional a professores, bibliotecários, mediadores de leitura, contadores de histórias e amantes da nossa literatura”, explica Fernando Krelling.
O Festival ocorre de 21 a 31 de maio de 2026, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Entre os nomes já confirmados para o evento estão: o do português Valter Hugo Mãe, Pedro Pacífico, Aline Midley, Sérgio Vaz, Eliane Debus, Tino Freitas, Ilan Brenna, Emily Fidelix, Clara Alves.
Para uma das organizadoras do evento e presidente do Conselho, Sueli Brandão, o Festival Literário de Santa Catarina será “Espaço de Celebração da Palavra em suas múltiplas formas: literatura, cinema, teatro música, artes visuais, educação…” “Vamos atuar com várias linguagens a fim de ampliar o acesso do público ao conhecimento”, enaltece.
A Feira do Livro e o Festival Literário
Enquanto a Feira do Livro, que teve início em 2004, sempre teve como marca principal o incentivo à leitura e à democratização do acesso ao livro, o Festival amplia esse legado: com mais abrangência, maior integração entre autores e um público de diferentes gerações e contextos, vivências culturais em ambientes diversos e catalisador de oportunidades, conectando literatura, economia criativa, educação e inovação em um mesmo espaço.
Em 2025 o evento reuniu mais de 80 expositores e um público superior a 85 mil pessoas ao longo de 11 dias. “Lembrando que este ano o Festival Literário de Santa Catarina presta uma homenagem ao centenário do Colégio Bom Jesus/Ielusc, tendo como patrono o diretor geral da instituição Silvio Iung”, completa Sueli Brandão.
Além da cerimônia na Alesc, o Festival também terá um evento de lançamento de 16 a 18 de outubro, no Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville. Em formato de Convescote, intervenções artísticas, bate-papos e experiências imersivas, convidando o público a viver a literatura de um jeito afetivo e inovador. A realização do Convescote é do Instituto Inspira junto com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.