O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (11), que o chefe do Executivo dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa “falar manso” com o Brasil.
As informações são do portal Metrópoles.
A declaração vem após Trump acusar o Brasil de ser um dos países que mais taxam os EUA; aliados de Trump tem acionado o judiciário dos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que a gente vai governar este país”, disse Lula, em discurso.
A declaração foi dada durante a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Produtos de Mobilidade Híbrida-Flex da Stellantis em Betim, Minas Gerais. O local será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência.
O presidente Lula reforçou a necessidade de um respeito mútuo entre as nações e destacou que o Brasil tem buscado crescimento sem menosprezar nações aliadas.
“O Brasil não quer ser maior do que ninguém, mas o Brasil não aceita ser menor. Queremos ser iguais, porque sendo iguais a gente aprende a se respeitar mutuamente”, completou o petista.
Em fevereiro, Trump formalizou a taxação de 25% sobre as importações de aço e alumínio. O aumento da alíquota afeta diretamente o Brasil, uma vez que o país é o terceiro maior exportador de aço para os EUA.