O Governo Municipal e a Câmara de Vereadores de Criciúma realizaram, nesta terça-feira (16), um ato conjunto em celebração aos 100 anos de Emancipação Político-Administrativa de Criciúma. Intitulado “Vozes e Ações de um Século: Executivo & Legislativo de Criciúma”, o evento homenageou as autoridades e gestores do Executivo Municipal, além dos vereadores da atual legislatura, eternizando seus nomes pela atuação neste ano histórico.
Durante a solenidade, 15 gestores da equipe do Governo Municipal foram homenageados pela Câmara, além do prefeito Vagner Espindola e do vice-prefeito Salésio Lima. Celebrando a atuação direta na condução de projetos, ações municipais e em iniciativas da comemoração do centenário com entrega das placas de honrarias realizadas pelo Poder Legislativo.
Posteriormente, foi descerrada uma placa comemorativa para prestar uma homenagem permanente da Administração Municipal aos vereadores que atuaram ao longo do ano do Centenário, registrando o reconhecimento à dedicação e à contribuição dos 18 parlamentares em um período tão marcante para a história de Criciúma. Eles também receberam placas individuais de homenagem.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destacou a relevância dessa celebração histórica. “Esse momento simboliza a continuidade de um trabalho iniciado há 100 anos, construído a muitas mãos. A união entre o Executivo e o Legislativo foi fundamental para o desenvolvimento de Criciúma ao longo de sua história e continua sendo decisiva para planejar o futuro da cidade, com responsabilidade, diálogo e compromisso com a população”, ressaltou.
O vice-prefeito, Salésio Lima, enfatizou que as ações do Centenário reforçaram o diálogo e a cooperação entre os poderes. “O Centenário evidenciou a maturidade institucional de Criciúma, marcada pelo respeito mútuo entre os poderes, pelo diálogo permanente e pelo compromisso com o interesse público. Esse ambiente de cooperação foi fundamental para celebrar nossa história e, ao mesmo tempo, projetar um futuro ainda mais sólido para a cidade”, afirmou.
Para o presidente da Câmara, vereador Marcio Daros da Luz, a homenagem aos gestores e parlamentares representa a valorização da união e do propósito das instituições. “Recebemos essa homenagem com muito respeito e senso de responsabilidade. O ano do Centenário foi um momento histórico para Criciúma, que exigiu união, diálogo e comprometimento entre os poderes. A Câmara de Vereadores esteve presente, atuante e alinhada com os interesses da população, contribuindo com debates, projetos e ações que ajudaram a fortalecer esse marco tão significativo para a nossa cidade”, afirmou.
A aurora de um novo tempo
Foi a Lei 1.516, sancionada no dia 4 de novembro de 1925 pelo então governador em exercício, Coronel Pereira e Oliveira, que criou oficialmente o município de “Cresciuma”. A conquista marcou de forma definitiva a história do Sul de Santa Catarina e foi eternizada pelo jornal ‘O Mineiro’, em sua edição de 1º de janeiro de 1926, que definiu o fato como “o evento mais marcante da década de 20”.
Na data de instalação do novo município, ocorreu o cerimonial que simbolizou o nascimento político-administrativo de Criciúma e consolidou a união de duas instituições fundamentais para a organização da cidade: o Poder Executivo, representado pelo superintendente eleito Marcos Rovaris, e o Poder Legislativo Municipal, com os primeiros conselheiros, os vereadores Fábio Thomaz da Silva, Gabriel Arns, Henrique DalSasso, Olivério Nuermberg e Pedro Benedet.
“Os dois eventos estão separados por um século de conquistas, construção e diálogos que formaram a cidade que desfrutamos hoje. Ambos permanecerão na história honrando a coragem e determinação de seis homens, do início do século passado, e todos nós que hoje estamos enaltecendo os seus legados”, pontuou o prefeito.
Atuação histórica do Executivo e do Legislativo em 2025
Ao longo do ano do Centenário, a relação institucional entre o Executivo e o Legislativo resultou em avanços significativos no diálogo e na cooperação entre os poderes, fortalecendo a governança e a democracia no âmbito local. Nesse período, a Câmara de Vereadores analisou 162 Projetos de Lei e 106 proposições encaminhadas pela Administração Municipal.
“Cada vereador e vereadora teve participação ativa nesse período, sempre com o objetivo de valorizar a história de Criciúma e projetar caminhos para o seu desenvolvimento”, ressaltou o presidente da Câmara.
Entre os destaques estão as Leis nº 8.782, nº 8.821 e nº 8.864, que garantem direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e às famílias atípicas, além da Lei Municipal nº 8.719, que trata da cassação de alvarás de estabelecimentos flagrados comercializando produtos de origem criminosa.
“O diálogo permanente entre o Executivo e o Legislativo, aliado a uma produção legislativa responsável e qualificada, foi essencial para garantir avanços sociais concretos e fortalecer as políticas públicas do município. Essa parceria institucional permite que Criciúma continue avançando com planejamento, responsabilidade e foco nas reais necessidades da população”, finalizou o prefeito.