Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ex-primeira dama da Coréia do Sul é presa acusada de corrupção

A ex-priemeira dama dos EUA, Jill Biden, em conversa com a ex-primeira-dama da Coreia do Sul, Kim Keon Hee, 26 de abril de 2023. Divulgação/Casa Branca/Adam Schultz.

Por: Pedro Leal

12/08/2025 - 18:08 - Atualizada em: 12/08/2025 - 18:59

A ex-primeira-dama da Coreia do Sul, Kim Keon Hee, foi presa nesta terça-feira (12) sob acusação de corrupção, segundo informações da agência de notícias Yonhap.

Kim nega a acusação; ela é a única ex-primeira-dama do país a ser presa. O marido, o ex-presidente Yoon Suk Yeol, está preso desde abril e aguarda julgamento após uma tentativa frustrada de impor lei marcial.

Projeto da anistia e a mudança do foro privilegiado não entram na pauta da Câmara

O mandado de prisão foi emitido pelo Tribunal Distrital Central de Seul.

Câmara apresentará texto sobre adultização infantil nas redes em 30 dias

Ela é acusada de fraude em ações, suborno e tráfico de influência ilegal; as acusações envolvem proprietários de empresas, figuras religiosas e um articulador político.

Em 2022, em uma cúpula da Otan na qual foi junto ao marido, ela usou um pingente de luxo Van Cleef, supostamente avaliado em mais de US$ 43.000, que não estava listado entre os bens do casal.

Ela é acusada ainda de receber duas bolsas Chanel e um colar de diamantes de um grupo religioso como suborno em troca de influência favorável aos seus interesses comerciais.

Promotores pediram a prisão da ex-primeira-dama devido ao risco de destruição de provas e interferência na investigação.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).