O ex-ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida fez duras críticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes, em artigo publicado no último sábado (30). Segundo ele, Moraes se transformou em um “monstro fora de controle”, em referência à obra Frankenstein, de Mary Shelley. As informações são do Portal Poder360.
No texto, intitulado “Alexandre de Moraes: o homem que ameaça destruir a democracia no Brasil”, publicado no Substack e reproduzido em seu perfil no X, Sachsida questiona decisões do magistrado em processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele classificou como “ilegal” a prisão do ex-mandatário e também a do ex-assessor Filipe Martins, além de considerar “desproporcional” a condenação da cabeleireira Débora dos Santos a 14 anos de prisão. O ex-ministro também levantou dúvidas sobre a delação premiada do coronel Mauro Cid.
Sachsida afirmou ainda que a elite política e econômica brasileira “se omite por medo ou conveniência” diante do que chamou de abusos. Ele questionou quem poderá ser o próximo alvo das investigações, citando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).