EUA processam TikTok por coletar dados de crianças

Foto: Pixabay

Por: Pedro Leal

02/08/2024 - 18:08 - Atualizada em: 02/08/2024 - 18:40

O Departamento de Justiça dos EUA e a Comissão Federal de Comércio (FTC) entraram nesta sexta-feira (2) com uma ação judicial contra a ByteDance, dona do TikTok, por violar a privacidade de crianças dentro da rede social.

As informações são da Agência Reuters e do portal G1.

De acordo com o governo dos EUA, o TikTok estaria violando legislação que proíbe coletar, usar ou divulgar informações pessoais de crianças menores de 13 anos sem o consentimento dos pais.

O Departamento de Justiça afirma que a empresa permitiu conscientemente que crianças criassem contas no TikTok e, então, compartilhassem vídeos e mensagens com adultos e outras pessoas na plataforma.

Segundo os EUA, a rede social coletou dados pessoais dessas crianças sem deixar os responsáveis cientes.

Não é o primeiro revés para o App: a agência reguladora britânica condenou o app por ter permitido a criação de contas de até 1,4 milhão de crianças com menos de 13 anos apenas no Reino Unido, algo que viola as próprias regras da rede social.

A plataforma de vídeos curtos possui cerca de 170 milhões de usuários nos EUA e atualmente está lutando contra uma nova lei que pode banir o app em território norte-americano.

A projeto foi aprovado na câmara e no senado dos EUA e, depois, sancionado pelo presidente Joe Biden, em abril deste ano.

Os americanos deram um prazo de 270 dias (até meados de janeiro de 2025) para a ByteDance encontrar um comprador para a operações do TikTok no país.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).