Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

EUA cancela vistos de secretário do ministério da Saúde por conta do Mais Médicos – entenda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

13/08/2025 - 20:08 - Atualizada em: 13/08/2025 - 20:32

O governo dos EUA anunciou nesta quarta-feira (13) a revogação dos vistos americanos de Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde do Brasil, e Alberto Kleiman, um ex-funcionário do governo brasileiro.

As informações são do portal G1.

O cancelamento se deve ao programa Mais Médicos; a decisão foi revelada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

CCJ do Senado vai promover audiência pública sobre sexualização de menores na internet

Ele afirmou que a contratação de cubanos para conseguir preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS), foi “um golpe diplomático inconcebível”.

“O Departamento de Estado está tomando medidas para revogar vistos e impor restrições de visto a vários funcionários do governo brasileiro e ex-funcionários da OPAS, cúmplices do esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano. O Mais Médicos foi um golpe diplomático inconcebível de ‘médicos’ estrangeiros”, afirmou o secretário, citando a Organização PanAmericana da Saúde.

CCJ aprova aumento de pena para aliciamento de crianças na internet

A contratação de médicos cubanos pelo Mais Médicos ocorreu entre 2013 e 2018.

Ao falar do Mais Médicos, o governo Trump diz que Mozart Sales e Alberto Kleiman “usaram a OPAS como intermediária com a ditadura cubana para implementar o programa sem seguir os requisitos constitucionais brasileiros, driblando as sanções dos EUA a Cuba e, conscientemente, pagando ao regime cubano o que era devido aos trabalhadores médicos cubanos”.

“Esse esquema enriquece o corrupto regime cubano e priva o povo cubano de cuidados médicos essenciais. (…) Dezenas de médicos cubanos que atuaram no programa relataram ter sido explorados pelo regime cubano como parte do programa”, argumenta o documento.

Atualmente, Alberto Kleiman é diretor da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para a COP 30. Mozart Júlio Tabosa Sales é secretário de Atenção Especializada à Saúde.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).