Estudantes conhecem funcionamento do Legislativo

O momento não poderia ser mais oportuno para estudantes aprenderem sobre política. Neste caso, mais especificamente sobre o funcionamento do Poder Legislativo de uma cidade. Como são feitas as leis, as discussões de plenárias, quais os direitos como cidadão. Com o objetivo de esclarecer as dúvidas de alunos de Jaraguá do Sul, a Câmara de Vereadores iniciou um projeto com visitas técnicas à entidade, que serão guiadas por uma funcionária responsável somente em atender crianças e adolescentes.

Atento e curioso, o estudante Jacques Panoch Junior, de nove anos, fez questão de sentar na primeira fila do plenário da Câmara e foi um dos que mais perguntou à assistente de Programas e Ações Institucionais da Casa, Laura Peretto Salerno, sobre a instituição, funcionamento, obrigações e ações dos vereadores jaraguaenses. Ele foi um dos 16 alunos do 4º ano do Instituto Educacional Jangada, que na manhã de ontem, puderam conhecer e entender sobre o funcionamento do Legislativo, direitos e deveres do cidadão em um regime democrático. À tarde, outra turma do 4º ano do mesmo colégio também visitou a Câmara. Esta foi a primeira escola a participar da iniciativa.

E como trabalhar sobre atuação política em um momento de polarização do país? “Se procura ter um pouco mais de cuidado para tratar do tema, mas as crianças percebem a situação. Tratamos mais a cidadania. Eles têm o entendimento de que o país deveria estar melhor e combater a corrupção”, observa a professora da turma do Jangada, Renata Fabiane Gonçalves. Depois da visita, os estudantes desenvolverão atividades repercutindo sobre o que aprenderam com a aula prática.

“Gostei de saber que eles (vereadores) criam as leis. É importante conhecer, gosto de política”, conta Jacques, complementando que teve nota 9.7 em Geografia, disciplina que trata sobre o tema. Os alunos aproveitaram a presença dos legisladores Natália Lúcia Petry e Luís Fernando Almeida para tirar ainda mais dúvidas.

A vereadora Natália, que em 2010 instituiu o programa Câmara.com.você, destinado a apresentar o Legislativo aos alunos do Ensino Médio, destaca a importância em instituir programas educacionais. Como educadora, também lembrou outro programa de sucesso, o Câmara de Vereadores Mirim, que visa despertar as crianças para o papel de cidadãos.

A assistente e guia dos alunos, Laura Salerno, é mestre em Educação, confirma que este é um momento importante para falar de política. “O interesse é crescente das crianças com este momento político, e até por ser ano eleitoral”, lembrou.

Escolas interessadas em visitar a Câmara de Vereadores podem agendar horários pelo telefone: (47) 3371-2510, no ramal 217.