“Estamos entrando em colapso”, alerta secretário da Saúde de Santa Catarina sobre pandemia

Por: Elissandro Sutil

25/02/2021 - 11:02 - Atualizada em: 25/02/2021 - 11:14

Em ofício encaminhado na quarta-feira (24) aos 295 gestores municipais de Santa Catarina, o secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, chamou atenção para a situação crítica da pandemia no território catarinense, em especial na rede hospitalar.

“A pandemia deteriorou no estado todo, e a exemplo do que acontece nas regiões mais a Oeste, estamos entrando em colapso”, alerta Ribeiro em nota.

O secretário também pede que os municípios reforcem os estoques de medicamentos dos chamados “kits de entubação” e de todos os outros insumos necessários no atendimento de pacientes com Covid-19, como oxigênio e equipamentos de proteção individual.

Devido ao aumento no número de pacientes que precisam de leitos de UTI para tratamento da doença, Ribeiro destacou a importância de novos leitos serem abertos nas unidades hospitalares do estado.

Confira a nota na íntegra

“Bom dia!

Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no Estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a oeste, estamos entrando em colapso!

Todos os esforços de Estado e municípios, até então, são insuficientes em face à brutalidade da doença. Infelizmente, percebesse fenômeno similar no resto do País. Solicito aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação das pessoas, mantendo apenas serviços essenciais e que convoquem toda a força de trabalho da Saúde para o enfrentamento. Estamos mobilizados para fazer todo o possível para diminuir sofrimentos impostos às pessoas, mas a força e gravidade deste momento estão suplantando o resultado das nossas ações.

André Motta Ribeiro
Secretário de Estado da Saúde de SC.”

Ofício enviado aos municípios

Foto Reprodução