Estado não garante verba para a continuidade do elevado em Guaramirim

Por: Elissandro Sutil

22/03/2018 - 15:03 - Atualizada em: 22/03/2018 - 15:38

O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (PMDB) esteve em Jaraguá do Sul na manhã desta quinta-feira. Participou de reunião com representantes do Hospital São José, visitou as obras do Centro de Inovação e esteve no Centro Empresarial, onde recebeu uma lista com as principais demandas da cidade (abaixo a carta assinada pelo presidente Anselmo Ramos).

Eduardo Pinho Moreira (PMDB) | Foto Arquivo

À imprensa, Moreira foi enfático ao dizer que não há garantia de verba para continuidade das obras da construção do elevado na interseção entre a SC-108 e BR-280. As obras estão paradas desde o fim do ano passado, quando apenas os acessos estavam prontos. Uma das soluções seria a obtenção de um financiamento do BNDES, porém, não há garantia e nem prazo para acontecer.

Anselmo Luiz Jorge Ramos, Presidente da Acijs | Foto Arquivo

LEIA MAIS:

– Lideranças querem ouvir do governador Pinho Moreira o que será feito pela região

– Estado afirma que obras do elevado em Guaramirim não estão paralisadas

– Secretário regional busca informações sobre obra parada de elevado na BR-280

– Mau tempo atrasa retomada da construção do elevado na BR-280

Excelentíssimo Governador

O setor produtivo de Jaraguá do Sul representado pela Associação Empresarial, agradece a presença de Vossa Excelência em nossa região, e reitera a confiança desta comunidade no que concerne à uma maior atenção da administração estadual aos municípios Vale do Itapocu.

Nos últimos anos, as lideranças regionais têm exposto de maneira enfática junto às suas representações políticas demandas em áreas vitais ao pleno desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida, muitas delas anda carecendo de maior resolutividade.

Nos referimos, de modo especial, às questões de infra-estrutura como as obras viárias reiteradas vezes colocadas como essenciais seja para a mobilidade com segurança nos deslocamentos de pessoas nos eixos urbanos seja para a logística de entrada de matérias primas e saúdas da produção regional, assim como no atendimento em questões como saúde, segurança pública, entre outros outros setores onde se faz necessária a presença do Estado.

Embora reconhecendo dificuldades que são enfrentadas pela gestão pública em função do quadro econômica nacional, Jaraguá do Sul e os demais municípios da região entendem ser merecedores de crédito por sua contribuição na movimentação decorrente de arrecadação, com receitas advindas dos tributos impostos à sociedade em seu conjunto.

Neste sentido, pleiteamos que a região seja atendida com critérios de isonomia e na proporção de sua importância para o engrandecimento do Estado de Santa Catarina, sem privilégios e sempre com justiça.

Contando, portanto, com a sensibilidade de Vossa Excelência, ressaltamos alguns dos pleitos pontuais que a sociedade do Vale do Itapocu, por suas representações, julgam imprescindíveis de atenção e/ou que necessitam de posicionamento da administração estadual, no atual momento:

– Liberação de recursos para custeio dos hospitais de Jaraguá do Sul, reconhecidamente centros de referência regional em saúde pública e de excelência em especialidades da medicina;

– Decisão pela não instalação de unidade dos Bombeiros Militares em Jaraguá do Sul, tendo como contrapartida da sociedade jaraguaense a manutenção dos Bombeiros Voluntários;

– Conclusão das obras de duplicação do trecho urbano da BR-280, com todas as obras de infraestrutura;

Reiterando manifestações de estima e apreço,

Atenciosamente,

Anselmo Luiz Jorge Ramos

Presidente da Acijs