O escritor e filósofo Olavo de Carvalho morreu na última segunda-feira (24), aos 74 anos.
Ele estava internado em um hospital na região de Richmond, Virgínia (EUA), onde vivia desde o início dos anos 2000. A causa da morte não foi confirmada pela família.
Olavo de Carvalho tornou-se conhecido do grande público nos anos 1990 com o lançamento dos livros A Nova Era e a Revolução Cultural, O Jardim das Aflições e, principalmente, do best-seller O Imbecil Coletivo.
Foi colunista e colaborador de diversos veículos de imprensa e, desde 2009, mantinha seu projeto pessoal conhecido como Curso Online de Filosofia.
Em 2013, o lançamento do também best-seller O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota, uma coletânea de artigos de Olavo de Carvalho, ajudou a popularizá-lo ainda mais entre o grande público.
Parte de seu pensamento filosófico foi retratado no documentário O Jardim das Aflições (2017), de Josias Teófilo.
Crítico do que chamava de hegemonia cultural da esquerda, o escritor foi responsável pela introdução de ideias e autores conversadores no debate brasileiro.
Carvalho também foi um dos primeiros apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro, a quem vinha tecendo algumas críticas, embora não tenha retirado seu apoio.
O escritor deixa a esposa, Roxane Carvalho, e oito filhos.
Até o momento não há informações sobre o velório e sepultamento.