Escolas municipais de Jaraguá do Sul vão receber mais de 1.200 chromebooks

A escola não pode mais ser analógica, precisa se modernizar. Isso é o que de mais moderno poderíamos trazer para nossos estudantes: uma ferramenta com infinitas possibilidades”, foi desta forma que o secretário da Educação de Jaraguá do Sul Rogério Jung, descreveu o motivo pelo qual levou a Prefeitura a adquirir 1.290 chromebooks, que junto com outros equipamentos de informática, tiveram um investimento de R$ 3,4 milhões.

Na manhã de ontem (8), durante uma cerimônia no Centro de Inovação, foram entregues 60 destes equipamentos para a diretoras de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. Até agosto, as 30 escolas do município receberão 36 chromebooks e um gabinete cada uma para serem utilizados por cerca de 14 mil alunos.

Jung descreve estes notebooks como leves, ágeis e descomplicados e que além disso e que para serem adotados na rede municipal contaram com a parceria do Programa Google para Educação (Google for Education). Segundo o secretário, a liberação para o uso dos equipamentos será gradativa, com uma equipe percorrendo cada escola para oferecer as orientações necessárias.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, afirma que um dos objetivos de sua gestão era levar a tecnologia para as escolas para oportunizar as crianças a aprenderem de uma forma mais leve. “É na educação que se transforma, que se prepara para o futuro”, destaca.

A estudante da escola municipal Professor Francisco Solamon, Sabrina Vieira Muller, de 14 anos, esteve ontem na entrega dos equipamentos para as diretoras. Ela está se preparando para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019, que acontece em Jaraguá do Sul. Ela acredita que o chromebook vai facilitar muito seu aprendizado e apresentação.

“É muito mais fácil acompanhar os detalhes do projeto no chromebook. Ele é mais rápido, mais moderno e podemos levar para qualquer lugar”, destaca a aluna.

Além da Francisco Solamon, outras duas escolas marcaram presença no evento para apresentar os trabalhos de iniciação científica – Max Schubert e Luiz Gonzaga Ayroso. A banda dos professores e estudantes da escola de Sabrina também esteve presente.

Capacitação para os professores

O secretário municipal da Educação Rogério Jung, destaca que parte importante do processo de entrega dos chromebooks foi a capacitação de 800 profissionais da educação para o uso do Google for Education, que aconteceu em fevereiro deste ano, na Sociedade Cultura Artística (Scar).

“Os alunos de hoje estão completamente familiarizados com a tecnologia e o que precisamos é capacitar os professores e dar equipamentos para eles utilizarem esse conhecimento para a educação”, destaca.

O secretário comenta ainda que outro grupo, de um total de 1,2 mil professores da rede de ensino, devem ser capacitados em agosto.

O que é Chromebooks?

Similares aos notebooks, os chromebooks têm sistema operacional Chrome OS, que funcionam na rede de internet, ou seja, na nuvem. Eles são menores, mais leves e dobráveis. Sua principal vantagem, é que não necessita de memória física, o que possibilita que não fiquem obsoletos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger