Entrevista Deltan Dallagnol: “O Novo está em um ritmo grande de crescimento”

Fotos Divulgação/Partido Novo

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/10/2023 - 07:10

Quem imaginou que ao ter seu mandato de Deputado Federal cassado, o ex-procurador da República Deltan Dallagnol estaria fora da política, enganou-se. O coordenador da Operação Lava Jato – a força-tarefa do Ministério Público Federal que revelou uma série de transações criminosas com o dinheiro público e que colocou atrás das grades figuras importantes do cenário político nacional -, está mais forte do que nunca em busca do seu sonho: “Fazer parte de um time de pessoas patriotas e idealistas, apaixonadas pelo Brasil, que têm coragem de enfrentar os donos do poder”.

Na semana passada, quando veio a Jaraguá do Sul a convite do OCP para proferir a palestra “Futuro do País e Liberdades”, Deltan demonstrou sua determinação em seguir na cruzada contra a corrupção e deu sinais de que uma missão nova em sua vida estava chegando. Na mesma semana, anunciou a sua filiação ao partido Novo.

Nessa entrevista exclusiva ao OCP, Deltan Dallagnol expõe ainda mais sua convicção de que está no caminho certo e convoca: “Convido todos a se unirem a esse time de guerreiros que é o Novo”.

Confira a entrevista:

OCP – O Sr. anunciou neste sábado a filiação ao Partido Novo. O que o levou a tomar esta decisão? Qual o principal objetivo?

Deltan Dallagnol – Me filiei ao partido Novo para fazer parte de um time de pessoas patriotas e idealistas, apaixonadas pelo Brasil, que têm coragem de enfrentar os donos do poder e que acreditam nas mesmas causas que eu: defesa do indivíduo, da vida e da família, combate à corrupção e apoio à Lava Jato, oposição ao PT, limites aos abusos e ilegalidades do STF, defesa da liberdade de expressão e combate ao crime sem passar pano para bandidos. Nosso único foco agora é trazer pessoas que acreditam nessas causas para a política para que possamos transformar o Brasil a partir das eleições de 2024 e 2026.

OCP – O Sr. pretende se candidatar em 2024 à prefeitura de Curitiba?

Deltan – Curitiba é a cidade do meu coração, onde criei meus filhos, casei com minha esposa e onde nasceu a Lava Jato. Ainda está cedo pra dizer, mas eu ficaria honrado de servir ao país e aos curitibanos se for isso que as pessoas quiserem e se esta for a melhor maneira de conseguirmos atingir nosso objetivo de transformar o Brasil. Não estou focado em cargos e sim na transformação.

“Não estou focado em cargos e sim na transformação”

 

OCP – Sua esposa, Fernanda, também se filiou. Ela pretende concorrer a algum cargo?

Deltan – Estamos orando muito e ainda não tomamos nenhuma decisão em família, mas desde a minha cassação a Fernanda tem demonstrado um desejo grande de participar da política por conta da indignação que aumentou ainda mais em nós. Enquanto nos omitirmos, nada vai mudar. Tenho certeza de que ela tomará a decisão que entender que permitirá servir com excelência, tanto em família como em comunidade.

OCP – O Partido Novo vive uma nova fase. O governador Zema tem dito que se deve esquecer 2026 e pensar em 2024. O que o Partido tem que fazer para seguir esta linha?

Deltan – O Novo está em um ritmo grande de crescimento e de atração de lideranças políticas de direita. Precisamos eleger bons vereadores que possam ser, lá na frente em 2026, excelentes candidatos para a Câmara dos Deputados e para o Senado. Precisamos invadir democraticamente o Congresso em 2026 com esse time de guerreiros.

“Precisamos eleger bons vereadores que possam ser, lá na frente em 2026, excelentes candidatos para a Câmara dos Deputados e para o Senado”

OCP – Na última quinta-feira, na palestra realizada em Jaraguá do Sul, a convite do OCP, o Sr. destacou a importância do voto certo em 2024. O que o eleitor deve prestar à atenção?

Deltan – O eleitor deve prestar atenção em 3 coisas. Primeiro, na ética, por exemplo, se o candidato é honesto, se foi investigado ou condenado em casos de corrupção e se tem compromisso com a transparência. Segundo, se ele é competente, ou seja, se tem conhecimento, experiência ou propostas que demonstrem que fará um bom trabalho. Terceiro, se ele defende causas e valores alinhados com os seus, o que, no meu caso, significa pautas cristãs e conservadoras como a defesa da vida, da família e da liberdade de expressão e religiosa.

OCP – O Sr. vai trabalhar pelo partido cruzando o país defendendo o combate à corrupção?

Deltan – Desde a Lava Jato eu viajo o país ensinando, dando aulas e palestras sobre o combate à corrupção e temos tido uma grande demanda recentemente, principalmente para falar sobre abusos do STF, censura e liberdade de expressão. Continuarei a dar o meu melhor e irei aonde for necessário, inclusive para juntar mais gente nesse time de guerreiros que é o Novo.

 

“A anulação indevida das condenações e investigações de Lula e de outras dezenas de investigados pela Lava Jato no STF foi uma das grandes motivações que me fizeram ir pra política”

OCP – A volta ao poder de personagens que estavam presos ao mesmo tempo que gera uma frustração também serve de estímulo para seguir no combate ao sistema?

Deltan – Com certeza. A anulação indevida das condenações e investigações de Lula e de outras dezenas de investigados pela Lava Jato no STF foi uma das grandes motivações que me fizeram ir pra política. Se as pessoas indignadas com essa situação não entrarem para a política e fizerem sua voz ser ouvida, esse sistema de injustiças seguirá existindo.

OCP – Para encerrar, qual a sua mensagem ao brasileiro que está decepcionado com a política neste momento?

Deltan – Vemos hoje uma inversão de valores, mas, enquanto houver indignação, nossos corações pulsarão por mudança. Indignação e amor são duas faces da mesma moeda. Lutar pelo Brasil e pelos brasileiros é lutar por quem nós mais amamos na face da terra e nós jamais desistiríamos deles. O caminho é o do trabalho, da estratégia e da perseverança, juntos em um grande time, e por isso convido todos a se unirem a esse time de guerreiros que é o Novo se filiando no site: deltandallagnol.com.br/novo.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.