Ensaiando respostas para sabatina, Zanin deve evitar polêmicas e discussões acaloradas

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

21/06/2023 - 08:06 - Atualizada em: 21/06/2023 - 08:55

Indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula (PT), para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, o advogado Cristiano Zanin passou os últimos dias em preparação para a sabatina que o Senado Federal realiza nesta quarta-feira (21).

As informações são da CNN.

Para ter o nome aprovado enquanto ministro do STF, Zanin terá primeiro que ser ouvido pelos senadores na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As sabatinas realizadas no colegiado costumam ser longas – e para defletir as perguntas da oposição, Zanin teria ensaiado respostas para assuntos polêmicos, em especial sua relação com Lula, segundo a emissora

De acordo com fontes da emissora, Zanin optou por não contar com um profissional de comunicação para essa preparação. Ele optou por ouvir pessoas próximas, além de juristas mais experientes, sobre a melhor maneira de se portar durante a sabatina.

O plano é dar respostas claras, seguindo à risca a Constituição Federal, sem mostrar posicionamento particular e evitando entrar em discussões mais fervorosas. Entre um grupo de senadores, a avaliação é que Zanin deve ter postura diferente daquele que ficou conhecido durante a operação Lava Jato, menos combativo.

A expectativa é que, apesar da pressão por parte de senadores da oposição, Zanin seja aprovado com facilidade para a vaga no STF.

Após passar pela CCJ, o advogado precisará ter o nome referendado pelo plenário do Senado, onde necessita de apenas maioria absoluta dos votos (41 dos 81 senadores) para isso.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).